Bispos do Celam iniciam visita oficial ao Vaticano

Dom Dimas Lara Barbosa
De Roma, Itália



Bispos do Celam são recebidos pelo presidente
 do Pont. Cons. para a Nova Evangelização,
 Dom Salvatore Fisichela

Começou nesta quinta-feira, 06, a primeira visita oficial da atual Presidência do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho (CELAM) ao Santo Padre e à Santa Sé.

O Celam é um organismo permanente de comunhão, reflexão, colaboração e serviço pastoral para a Igreja presente em nossos países. Atualmente, são 22 Conferências Episcopais representadas no CELAM. A atual Presidência foi eleita para o quadriênio 2011-2015, na Assembléia Geral reunida em maio deste ano, em Montevidéu, Uruguai.

Nesse dia, foram visitados o Pontifício Conselho para a Promoção para a Nova Evangelização e o Pontifício Conselho para a Comunicação Social. E, ainda, o Escritório para o Serviço Caritativo em Favor dos Países do Terceiro Mundo, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que tanto tem ajudado vários de nossos países em suas atividades sociais.


Uma missão continental 

“Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que, NELE, nossos povos tenham vida”. Esse foi o Lema que guiou os participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano e Caribenho, reunidos em Aparecida – SP, em 2007, com a presença do Papa Bento XVI e dos principais representantes da Cúria Romana, além de delegados de outros Continentes.

O Plano Global do CELAM para o quadriênio anterior procurou aplicar as conclusões de Aparecida, centrado no tema da conversão pessoal e pastoral, para que a Igreja, comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo, continuasse sua ação evangelizadora, particularmente com a implantação da “Missão Continental”.

Novo plano de ação do CELAM

Dando continuidade a esses propósitos, o novo Plano Global para o quadriênio 2011-2015 pretende promover, na Igreja Latina e no Caribe, com as Conferências Episcopais, a VIDA PLENA e a COMUNHÃO MISSIONÁRIA, mediante o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo Vida.

Assim, o primeiro núcleo teológico a orientar nossa ação pastoral será a PALAVRA DE DEUS, que nos faz discípulos de Jesus Cristo. Essa Palavra é, para nós, fonte de nova humanidade (dimensão pessoal), de solidariedade e de compromisso com os pobres (dimensão social), de comunidades cristãs verdadeiramente mistagógicas (dimensão eclesial) e de vivência eucarística (dimensão litúrgico-sacramental).

O segundo núcleo é o ANÚNCIO e o TESTEMUNHO DA VIDA PLENA, que nos faz missionários de Jesus Cristo Vida. Queremos, assim, que a Missão Continental se converta em Missão Permanente.

Encontro com o Papa Bento XVI

Nesta sexta-feira, 07 de outubro, com a graça de Deus, a Presidência do CELAM será recebida pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, quando haverá oportunidade para estreitar ainda mais os laços que sempre uniram a Igreja presente em nossos países com o sucessor de Pedro.

Comentários