Igreja no Vietnã insiste no ensino da catequese em casa

Rádio Vaticano

Em verde Vietnã
No Vietnã, a Comissão Pastoral da Família da Conferência Episcopal organizou a 2ª Conferência para todas as Comissões das 26 dioceses do país. A reunião teve lugar no centro de pastoral da Arquidiocese de Saigon, e participaram, além dos bispos, seis associações católicas, 27 sacerdotes, duas religiosas e 46 leigos.

“Hoje, o desenvolvimento da técnica e da ciência é muito veloz em nossa sociedade . No entanto, o desenvolvimento humano e as relações entre os membros das famílias não seguiram esse desenvolvimento. Além disso, o consumismo está corroendo as bases morais e culturais da família vietnamita. Muitos católicos estão em perigo de ver sua fé abalada. E por esta razão a Igreja enfrenta esses problemas sociais”, disse oPresidente da Comissão Pastoral da Família e Bispo da Diocese de ĐĂ Nang, Dom José, na Missa de abertura.

Durante o encontro discutiu-se sobre a necessidade de que os “casais jovens ensinem o catecismo em casa”. Além disso, os sacerdotes das paróquias devem ajudar neste campo as famílias e os imigrantes. “Os sacerdotes das paróquias devem recordar aos leigos de rezar junto com os filhos em casa”. Na realidade, esta é também a sugestão feita pela Carta Pastoral da Conferência Episcopal Vietnamita de 2010, “Assembléia do Povo de Deus”.

Durante a reunião, se enfatizou a necessidade de fortalecer a fé das crianças e dos adultos, e que os católicos usem suas casas como um lugar de instrução: “Se as atividades pastorais são bem feitas em casa, teremos sete milhões de escolas para ensinar o catecismo e transmitir a fé na sociedade moderna”.

Comentários