Homilia do Pe Fernando Cardoso - 02 de janeiro de 2012

O profeta João Batista nos acompanhou nas semanas do Advento que prepararam nosso Natal. Ele hoje, neste segundo dia do novo ano de 2012, apresenta-se a nós como aquele que batizava com água, na espera daquele que viria depois, e batizaria no Espírito Santo. Diante deste Segundo, João Batista se declara absolutamente indigno. Não é digno sequer de desatar as correias de Suas sandálias.

O precursor terminou os seus dias a muitos séculos, a dois mil anos. Mas ele, antes de deixar o cenário da história, entregou-nos sua tarefa; entregou-nos seu faixo, e nós gostaríamos, em 2012 que agora se inicia, de sermos precursores de Jesus; anunciadores de Jesus.

Existe uma maneira primeira e absolutamente original de se evangelizar: é viver da maneira mais encarnada possível, o Evangelho de Jesus; em uma palavra, é procurar viver em grau elevado a fé, a esperança e, sobretudo, o amor. O amor desinteressado, o amor profundo, o amor para qualquer pessoa. Nós poderíamos tomar um propósito no ano que se inicia.

Existem pessoas que têm dificuldade em fazer exame de consciência. Antigamente isto era muito em vigor na Igreja, e depois praticamente desapareceu, mas nós poderíamos examinar, ou melhor, realizar um novo exame de consciência, a cada dia que passa, antes da oração noturna ou do repouso merecido, perguntando-nos, pela fé, se naquele dia vivemos e praticamos atos de fé, se naquele dia nossa esperança foi real e concreta, nos bens que Deus promete e, sobretudo, se naquele dia nós progredimos um pouquinho no amor.

Se o exame de consciência se concentrar nestas 3 virtudes teologais, que normalmente os pregadores não insistem diante de seus auditórios e de seus fiéis, mas que são as mais importantes, nós teremos começado bem o nosso ano. Não se esqueça; examine-se a cada noite a respeito de sua fé, de sua esperança e se naquele dia praticou concretamente o amor com Deus e com o próximo.
Ouça a pregação:

Comentários