Homilia do Padre Fernando Cardoso - 29 de fevereiro de 2012

Nínive
Jesus era manso, humilde, bondoso, misericordioso, mas sabia ser, quando necessário, duro ou claro em Suas palavras. “Esta geração é uma geração má e incrédula; ela vive à cata de sinais que a dispensem de crer ou de levar a sério as relações com Deus. Mas nenhum sinal lhe será dado a não ser o sinal de Jonas”. E nós nos pomos a refletir: qual foi o sinal de Jonas que converteu os ninivitas?

Quem lê o texto poderia tirar a conclusão de que foi a tempestade acalmada, quando Jonas foi lançado ao mar pelos marinheiros do navio que havia tomado para fugir de um encargo ou missão que lhe tinha sido dado por Deus. Porém, os ninivitas não presenciaram tal sinal; não presenciaram Jonas ser engolido por um peixe e vomitado na praia depois de três dias. Naturalmente o texto não é histórico, tem um sabor dramático e literário: não vale a pena fugir de Deus, não vale a pena fugir das obrigações que Deus nos impõe ou para as quais nos chama. Qual foi o sinal de Jonas que converteu os ninivitas? Nada mais do que sua pregação. Chegado a Nínive, Jonas percorria a grande cidade e exclamava: “Dentro de quarenta dias Nínive será destruída”.

Estamos vivendo um período de quarenta dias de quarenta dias. Mas não gostaríamos de ser destruídos, nem que nossa comunidade recebesse uma reprovação no final desta Quaresma por parte de Deus. Não nos é concedido nenhum outro sinal a não ser o sinal de Jonas. Da mesma maneira como Jonas pregou a conversão aos ninivitas, a conversão quaresmal é pregada nesse tempo por todos os ministros de Deus que desejam o bem espiritual de seus fiéis e levam a sério o ministério da Palavra. Não lhes serão concedidos sinais sobrenaturais ou sinais extraordinários; tão somente terão à disposição a Palavra pregada que deseja entrar nos corações. O sinal de Jonas está aqui, se renova e se torna presente sempre que nesse período um ministro de Deus conclama a comunidade a purificar-se e, assim, a aproximar-se mais de Deus. Estes são sinais suficientes.

Comentários