Saúde Emocional

Padre Alírio José Pedrini scj: SAÚDE EMOCIONAL

As carências afetivas são outro problema muito comum na vida das pessoas. Trazem carências afetivas aquelas pessoas que não receberam muito amor na gestação, ao nascer, na infância, meninice e juventude. Não receberam muito amor da mãe, do pai, dos avós, dos irmãos, dos padrinhos, na escola, na igreja e dos amigos de todos os dias. O coração humano é irredutivelmente desejoso de amor afetivo. É o alimento mais importante na formação e no desabrochamento de sua personalidade. Por não ter recebido o amor necessário e abundante, permanece no coração emocional um vazio, uma sensação de ausência, uma falta de algo que preencha, que satisfaça e deixe feliz.
            As carências afetivas geram muitos outros problemas. As crianças carentes se comportam de uma forma agressiva, impaciente, intolerante, desejosas de querer tudo o que veem, pois inconscientemente tentam preencher o vazio de seus coraçõezinhos. Seu comportamento enerva os pais, as babás, criando ambiente tenso.
            Os adolescentes manifestam-se ainda mais rebeldes do que o normal da “aborecência”. Subconscientemente tentam preencher o vazio de amor com aquilo que não preenche: bagunças, agitações, artes maldosas, bebida, exagero na alimentação, sexo imaturo e irresponsável O vazio que sentem levam-nos a serem doentiamente irrequietos.
            Os jovens carentes, igualmente procuram preencher seu vazio com bebidas, baladas, torcidas agitadas, sexo irresponsável, aventuras perigosas etc. No namoro, tentam preencher o vazio de seu coração com manifestações explosivas de afeto e carícias, que excitam as emoções, excitam a sexualidade e leva a intimidades eróticas e a relações sexuais. Tudo como necessidade subconsciente de preencher o vazio do coração afetivo. Os casados carentes acabam muito cedo a criar um clima de difícil convivência. Ele, em vez de dar muito amor, espera receber só amor, muito amor da esposa. Se a esposa é carente, também ela espera receber só e muito amor do marido. Como nenhum dos dois tem para dar, porque são carentes, as queixas, as reclamações, as manhas, as chantagens tomam conta do lar. Aos poucos vão se ferindo, e por isso, aquela felicidade sonhada vai para o espaço. Quantos casais se separam por causa das carências afetivas e dos problemas gerados por elas.
            São muito mais numerosos do que estes poucos problemas de saúde emocional e psicológica enumerados aqui. Para solucionar esses problemas é preciso a ajuda de pessoas competentes, profissionais do psiquismo. Mas a Igreja, com suas pastorais, com os sacerdotes conselheiros, com grupos de pessoas que fazem atendimento e encaminham para os sacramentos, para grupos de oração, Ela pode auxiliar, sim, a muitas pessoas a resolverem seus problemas, a curar seus corações feridos. Que por esta Campanha da Fraternidade, a saúde física, emocional, psíquica e espiritual possa se fazer muito mais presente em nosso pais e no mundo.

Fonte: http://dehonbrasil-aliriopedrini.blogspot.com/2012/02/saude-emocional.html

'via Blog this'

Comentários