JMJ Rio 2013 será um dos temas de encontro mundial em Roma

Kelen Galvan
Da Redação CN, com Vatican Information Service (Tradução: equipe CN Notícias)


Cidade de Rocca di Papa, na Itália, acolherá evento internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude na próxima semana
O Pontíficio Conselho para os Leigos irá promover um encontro com os representantes da Pastoral Juvenil para refletir sobre as Jornadas Mundiais da Juventude e preparar a do Rio de Janeiro, marcada para julho de 2013. 

No encontro, que acontecerá na cidade de Rocca di Papa, província de Roma, na Itália, entre os dias 29 de março e 1º de abril, participarão delegações de 98 países, além dos Comitês Organizadores da JMJ de Madri, realizada em 2011, e do Rio de Janeiro. 

Em um comunicado à imprensa, publicado nesta quinta-feira, 22, o Pontifício Conselho explica que se trata de "um importante momento de reflexão" para os representantes que somam mais de 300, e representam 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos.  

Os trabalhos começarão no dia 29 com a saudação do presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko. O dia será dedicado a análises dos aspectos pastorais e da organização da JMJ de Madri, e dos seus frutos pastorais em todo o mundo. Sobre o evento realizado na Espanha, farão colocações o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, o diretor executivo da JMJ 2011, Yago de la Cierva e o secretário-geral da jornada, padre Gregorio Roldán.

A sexta, 30, será dedicada à JMJ do Rio de Janeiro. As razões, desafios e expectativas para esta Jornada Mundial serão apresentados pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta; pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude do Brasil, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, pelo responsável do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, e pelo Comitê Organizador Rio 2013.  

No sábado, 31, as reflexões serão em torno do tema "Formar os jovens: uma missão prioritária para a Igreja", com as intervenções do secretário do Pontifício Conselho, Dom Josef Clemens, e do conselheiro-geral dos Salesianos para a Pastoral Juvenil, padre Fabio Attard. 

Por fim, no dia 1º de abril, os delegados participarão da Santa Missa do Domingo de Ramos presidida pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a celebração diocesana da 27ª Jornada Mundial da Juventude. 

Leia mais
.: Comissão especial vai organizar visita do Papa ao Brasil em 2013
.: Vídeo publicitário da JMJ Rio 2013 será divulgado em todo mundo
.: JMJ Rio 2013 lança campanha de hospedagem para peregrinos
.: Comissão do Vaticano se impressiona com preparativos da JMJ 
 

Comentários