Quaresma na Terra Santa

Por Cris Henrique (Missionária da Canção Nova na Terra Santa)
A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira Santa com a celebração da Missa da Ceia do Senhor. Este período é reservado para reflexão e conversão pessoal.
Estando na Terra Santa, lugar onde estes acontecimentos ganham autenticidade, os cristãos vivem este itinerário com o auxílio da Igreja, pois esta é muito presente na vida dos fiéis locais e dos peregrinos vindos do mundo inteiro. Eles lotam as ruas de Jerusalém mesmo num tempo de inverno rigoroso.
Durante a vigília, as portas do Santo Sepulcro são abertas já no primeiro domingo da Quaresma. Este é um antigo ritual, no qual franciscanos (ordem religiosa que detém a custódia dos lugares santos há centenas de anos) e fiéis dão início à sua caminhada espiritual de preparação para a Semana Maior [Semana Santa].
Via Sacra nas vielas de Jerusalém
Rigorosos no jejum, não comem carne vermelha durante todo este período quaresmal, nem  mesmo aos domingos.
Os Santuários, palcos dos momentos finais de Jesus antes de Sua morte e ressurreição, ganham relevo com celebrações próprias. A cada quarta-feira, os cristãos se reúnem para orações específicas, realizadas às 15h. São momentos de interiorizarão e meditação sobre a Paixão e Morte de Jesus.
Toda sexta-feira, os frades caminham pelas vielas da cidade velha de Jerusalém recitando a Via-sacra nas diversas línguas. Mesmo em meio ao mercado árabe, o clima que envolve todo o percurso é de oração e meditação.
Este período é tão respeitado que nenhum cristão, que vive nesta Terra Santa, casa-se nesta época, já que casamento remete a festas e celebrações.
Para a festa pascal, um doce muito popular é confeccionado pelas famílias. Conhecido como “Coroa de Cristo”, a iguaria recorda os momentos de dor e angústia de Jesus, pois traz em si o significado da doação feita pelo Redentor ao homem e que não deve cair no esquecimento, mas precisa ser algo presente na vivência cristã.
Jackline Tushye, cristã católica que vive na cidade de Belém, nos falou sobre como vive o período quaresmal: “É um tempo propício, busco auxílio para esta vivência na Palavra de Deus, desta forma, renovo minha fé, meu amor a Deus e ao próximo”.
Vinda de uma família cristã, ela nos fala de propósitos feitos em comum: “Nas quartas e sextas-feiras, fazemos jejum em nossa casa com a abstinência de carne e de doces. Esse dinheiro que seria usado para este fim, doamos para aqueles que mais necessitam”. Ela encerra sua entrevista nos deixando uma lição de vida: “A vida de um homem não depende do quanto ele tem, mas do quanto doa”.
Falando deste apelo, a Igreja da Terra Santa conta, anualmente, com a ajuda de cristãos do mundo inteiro. A coleta da Sexta-feira Santa está inserida na causa da paz, pois os irmãos e as irmãs da Terra de Jesus desejam ser instrumentos eficazes nas mãos do Senhor para o bem de todo o Oriente.
Esta iniciativa é, em toda parte, a via ordinária e indispensável para promover a vida dos cristãos nesta amada terra.
Caminhemos nesta espiritualidade cristã, pois é o tempo propício. É um período de nos aprofundarmos no seguimento do Cristo, pobre, humilde e crucificado. Esse seguimento torna-se um encantamento que, por sua vez, leva à configuração com o Ressuscitado.
Uma Santa Quaresma a todos!

    Comentários