Férias: tempo de renovar o corpo, a mente e a espiritualidade

Nicole Melhado 
Da Redação CN


Arquivo Pessoal
Paula Ricupero aproveita as férias para viajar e praticar atividades esportivas diferentes
Dar um tempo, descansar, ficar off-line, sair da rotina, aproveitar o tempo para estar mais próximo dos amigos e da família e deixar o estresse do cotidiano de lado: Isso sim significa FÉRIAS!

Este momento de pausa é necessário para o corpo e para a mente. A psicóloga Denise Vanderlei salienta que o interessante neste período é passear mais, ter mais contato com a natureza, ir para outros lugares, mesmo que sejam próximos, e se o orçamento está apertado o que vale é a criatividade.

O fotógrafo Robson Siqueira, 28 anos, confessa que há anos não consegue tirar férias de verdade. Quando ele sai de férias de seu trabalho fixo, sempre encontra trabalhos extras para fazer.

"Nas férias, vou à casa de alguns parentes próximos só e olhe lá... Conversando com você me dei conta que nunca tirei férias de verdade!”, conta Robson.

O jovem fotógrafo já começou a sonhar com férias de verdade no próximo ano, mas os planos ainda não são certos. “Como ainda tenho 12 longos meses pela frente, tenho tempo pra pensar”, disse.

Já a analista de redes sociais Paula Ricupero, 25 anos, não abre mão de viajar nas férias, para ela é uma ótima maneira de sair da rotina. Ela adora conhecer lugares diferentes e suas férias são sempre planejadas com antecedência, agora ela vai conhecer o Chile.

“Em março comprei a passagem e em abril reservei os hotéis. Conversei com muita gente que já foi pra lá para pegar várias dicas e sugestões. Pretendo tirar os 30 dias, vou para o Chile no dia 12, mas vou sair uma semana antes para poder organizar as coisas que faltam com calma”, explica Paula.

Mas às vezes os planos dão errado e tem gente que fica mais estressada nas férias e volta para o trabalho ainda mais cansada. Então a psicóloga dá a dica: “Curtam o momento, não se preocupem com as coisas que virão no futuro, vivam intensamente as férias com os amigos e parentes. Esqueçam qualquer problema e se alguma coisa der errado tentem levar na esportiva, pensem que será uma coisa que vocês irão rir muito depois”.

E para descansar de verdade também é preciso se desligar das preocupações com o trabalho. Paula conta que não tem um celular do trabalho, então não se preocupa com isso, e emails de trabalho, nas férias, não são abertos de jeito nenhum!

“Mas procuro deixar tudo organizado antes de sair para que não tenham com o que me procurar durante as férias”, salienta Paula.


Nicole Melhado / CN
Padre Silvio Cesar destaca que o período de férias é oportuno para renovar a vida espiritual
Renovação espiritual 

O período de férias, além de ser um tempo oportuno para renovar o corpo e a mente, é um bom momento para renovar a vida espiritual. Padre Silvio Cesar, vigário na Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos (SP) e professor de teologia bíblica no Curso de Teologia para Leigos, acredita que essa pausa no ritmo de trabalho e/ou de estudo pode contribuir para um rendimento espiritual.

“A gente sempre reclama ‘eu tenho tão pouco tempo para rezar, para as coisas de Deus’, então, este é o momento oportuno para reabastecer e qualificar esse tempo e, de certa forma, definir passos concretos”, destaca o padre.

A grande dica que padre Silvio dá é buscar uma meta. Se alguém quiser se aprofundar nas pegadas de Cristo, saber quem Ele é, por exemplo, pode traçar um caminho lendo os Evangelhos buscando responder esse questionamento.

Outro conselho que padre Silvio dá é aproveitar esse período para ir à Missa diária, rezar o terço, fazer momentos de oração e adoração mais intensos.

“O maior desafio é não deixar Cristo ser um mito na nossa vida. Às vezes, deixamos Ele lá na Sagrada Escritura, mas esse Cristo deve viver em nós nas atitudes do dia a dia, nos relacionamentos familiares e profissionais”, destaca o padre.

Muitas vezes as pessoas acabam sendo um pouco ásperas nas atitudes e nas palavras e perdem muito tempo com bobagens, então é hora de dar uma basta e recomeçar.

“É preciso dar um basta em tudo isso e dar um gás novo, dar essa novidade para si mesmo. E assim, você perceberá como é bom se configurar cada vez mais à pessoa de Cristo”, salienta padre Silvio Cesar.

Comentários