OS TESOUROS DA IGREJA CATÓLICA


DIA 3 DE JULHO - TERÇA FEIRA
Maria de Jesus – Nossa Senhora.
Eis outro tesouro de valor incalculável, privilégio dos católicos! Jesus, pregado na cruz, antes de concluir o seu sacrifício total, fez um “testamento” do grande tesouro que possuía: sua Mãe. Nós fomos os destinatários desse testamento. Jesus no-la deu por mãe! Nem é preciso dizer do valor da presença, do amor materno, da valia do seu exemplo e do poder de sua intercessão. Ter ou não ter mãe: qual a diferença? Ter Maria como Mãe, mestra, modelo e intercessora é possuir um tesouro inestimável. Daria para imaginar a Igreja Católica e os católicos sem a presença de Maria Santíssima? Que vazio ficaria! Que falta ela faria! Que empobrecimento! Que pena que tantos se tornam órfãos de mãe, quando abandonam a Igreja!
Os Anjos e Santos
Como não reconhecer o valor da presença dos Anjos e Santos em nossa Igreja! Os Anjos, mensageiros, amigos, protetores e intercessores nossos junto do trono de Deus. Os Santos, nossos irmãos do Antigo e principalmente do Novo Testamento, que por seu exemplo nos estimulam na fidelidade à nossa fé e vida cristã, e por sua intercessão nos alcançam tantas graças, bênçãos e favores. Que empobrecimento teríamos se elimi-nássemos da Igreja os Anjos e Santos!
A Hierarquia
Outro tesouro preciso dado por Jesus é a hierarquia: o Papa, os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Imagine todo bem que já foi realizado no mundo, em quase dois mil anos, por todos os papas, bispos, padres e diáconos! Pense no bem realizado por nosso querido Papa João Paulo II... Pense em todo bem realizado pelo bispo de sua diocese... Como também pelo sacerdote de sua paróquia... Pense, agora, em dois mil anos de serviços prestados por todos os papa, bispos, sacerdotes e diáconos. Tudo é dom de Deus! Tudo é riqueza de nossa Igreja!
Os Irmãos de Fé e Caminhada
Outro tesouro precioso que possuímos na Igreja é a comunidade católica. A mesma fé, o mesmo Deus Uno e Trino, o mesmo culto eucarístico e sacramental, a filiação divina comum, o mandamento do amor, tudo isto forma a fraternidade católica. Somos irmãos. Termos tantos irmãos, e podermos conviver fraternalmente com um certo número que conhecemos e com quem convivemos é, sem dúvidas, uma riqueza.
Outras Pérolas
Além dessas, há outras pérolas preciosas que nos foram dadas por Deus na Igreja. A liturgia, inspirada e dinamizada pelo Espírito Santo; os sacramentais, criados pela hierarquia iluminada e movida pelo mesmo Espírito Santo; costumes, festas e tradições religiosas de toda espécie, como as mais diversas procissões, as celebrações festivas e devoções populares, as coroações de Nossa Senhora e do Coração de Jesus, as muitas formas de rezar o rosário ou o terço, e tantas outras. 
Podemos afirmar, portanto, com toda convicção: “Somos felizes por sermos católicos!” Nossa Igreja é, para nós, um tesouro imenso, incalculável e indestrutível. 

Comentários