Papa nomeia bispos para São José do Rio Preto e Tubarão


Da Redação, com CNBB


Montagem sobre fotos/CNBB
Dom Tomé Ferreira da Silva, acima, e padre João Francisco Salm, nomeados bispos para São José do Rio Preto e Tubarão, respectivamente
O Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil nesta quarta-feira, 26. Para a diocese de Tubarão (SC), foi nomeado o padre João Francisco Salm, até então ecônomo da arquidiocese de Florianópolis. Já Dom Tomé Ferreira da Silva foi nomeado bispo para São José do Rio Preto. Ele era bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.
Dom Tomé sucederá a Dom Paulo Mendes Peixoto, transferido, no início deste ano, para a arquidiocese de Uberaba (MG). O bispo nomeado para São José do Rio Preto nasceu em 1961, na cidade mineira de Cristina. Foi ordenado bispo em 2005. Seu lema episcopal é “Santidade na verdade e caridade”.

Monsenhor João Francisco nasceu em 1952, em Barro Branco, São Pedro de Alcântara (SC). Estudou Filosofia e Estudos Sociais na Fundação Educacional de Brusque (FEBE), e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC).

Foi ordenado presbítero no dia 30 de junho de 1979. Em janeiro de 1980, iniciou seus trabalhos no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, tornando-se reitor do Seminário e do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, em 1984.

Em 1992, assumiu a reitoria do Seminário Teológico e a coordenação da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. Foi pároco na Paróquia Santa Teresinha, em Brusque e exerceu a função de Administrador Arquidiocesano de Florianópolis, quando vacante.

Monsenhor João integrou ainda o Conselho de Presbíteros e foi coordenador de pastoral da Arquidiocese. Desde novembro de 2011 exercia a função de ecônomo da Mitra e coordenador da Cúria.

Comentários