Por que Deus não resolve minha situação?

É uma boa pergunta: “Mas por que Deus, então, não me socorre? Por que Ele não faz alguma coisa por mim? Por que não resolve minha situação?” Compreenda: Deus fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha, está em nós. E qual é a falha? Nós fomos vítimas do sistema do mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego por causa do sistema em que vivemos; um sistema individualista, baseado no egoísmo, na ambição... Um sistema sem Deus, portanto, sem amor.

"Tudo se resolve pela mudança do coração", ensina monsenhor Jonas


Enquanto permanecermos ligados ao sistema, seremos influenciados por ele. Não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ele é radicalmente oposto. É preciso fazer uma escolha: Ou estamos no sistema do mundo ou no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Senhor precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no mundo, seremos tratados pelo mundo. Para deixar de ser vítima desse sistema, tenho de deixá-lo e colocar-me no sistema de Deus. 

Há dois sistemas e eles são opostos. De um lado, o sistema de César, do príncipe deste mundo. De outro lado, o sistema de Deus, do Evangelho. Não dá para servir a Deus e a este mundo. Não é possível ser de Jesus e do príncipe do mal. É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências, mas de coração. E Deus vê o coração. 

Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado em egoísmo, ganância, mentira, falsidade, corrupção, na busca do dinheiro; no momento em que eu me decido deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e a entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8,28). 

Os homens veem as aparências, fazem belos discursos, belas apresentações, mas Deus vê o coração. Na hora em que eu me decido, sinceramente, a deixar o egoísmo e parto para Deus, que é amor e doação; se decido a ter um coração generoso como o de Deus, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou com o Senhor. E aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração! 

Na hora em que mergulharmos em Deus, numa verdadeira conversão, tudo concorrerá para nosso bem. 


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova




Trecho do livro “Providência Divina - Considerai como crescem os lírios” demonsenhor Jonas Abib


http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/informativos.php?id=2604

Comentários