A Árvore de Natal





Queremos revelar a vocês, toda a riqueza do simbolismo do pinheirinho de Natal, da Árvore de Natal.
            Foi  no século dezenove que surgiu a árvore de Natal.  É, portanto, um símbolo ainda novo. O pinheirinho é um símbolo de Jesus vivo, exatamente porque é uma árvore que está sempre “verde e viva”. Mesmo no inverno frio, quando a neve o cobre de branco, ele não seca, não perde sua vida, nem sua cor verde,  nem sua vivacidade, nem sua beleza. Parece até ficar ainda mais vivo e lindo, quando está coberto de neve.
            O pinheirinho do Natal é, por isso, um símbolo muito vivo da “pessoa de Jesus”.  Ele recorda  Jesus vivo, sempre presente, vigoroso, em qualquer circunstância de nossa vida. De fato, mesmo em nossos invernos pessoais, mesmo no meio de nossas crises, misérias e pecados, Jesus se conserva sempre muito vivo e presente, sempre pronto a comunicar a todos sua vida, sua graça, seu perdão, sua cura, seus favores, suas bênçãos. Jesus está sempre à nossa disposição. Podemos contar sempre com ele, em qualquer situação, por mais difícil que seja. Já que Jesus está vivo, e sempre presente, não devemos perder o ânimo, não devemos nos sentir sós, mesmo nas situações mais difíceis.
            Aliás, a árvore de Natal sempre deve ser de cor verde. Nunca de outras cores como, vermelho, dourado etc. Pois o verde, na árvore, é sinal de vida e vitalidade. O verde é a cor da esperança. O verde do pinheiro significa que nós depositamos toda nossa esperança e certeza na pessoa de Jesus Cristo. Confiamos, porque nos ama. Porque tem poder de nos socorrer.
            O pinheirinho do Natal, portanto, é um símbolo muito lindo de Jesus vivo.  Quem  monta a árvore de Natal afirma que deseja celebrar, acolher e ter Jesus. Afirma que está se preparando para recebê-lo com o coração em festa. Ao olharmos para a árvore de Natal devemos nos lembrar sempre de Jesus, nosso Salvador.

Comentários