Como aumentar a minha fé?


Versão áudio

Para responder a essa pergunta é preciso levar em consideração em qual estágio se encontra a fé da pessoa: se é um principiante ou se é uma pessoa que está na caminhada. Comecemos pela fé dos principiantes.
A fé é um dom de Deus. Uma graça que toca a inteligência e a vontade do homem. Deus fala com o homem por meio da Palavra, da vida dos santos, das experiências da vida. E então surge a fé, que é uma realidade na qual o homem se sente atraído para Deus e, por força da sua vontade, fala para o intelecto "creia". Reconhece que é Deus que está falando. A fé acontece por causa da autoridade de Deus que fala. Para o principiante, portanto, é preciso pedir a fé: a vida de oração.
O exemplo do pai do menino epilético (Mc 9, 29), "eu creio, mas aumentai a minha fé" é bastante oportuno. Todos que estão iniciando a caminhada devem pedir a fé, Deus a dará, porém, é bom observar que, no início, ela ainda é frágil e o inimigo não está interessado que se fortifique, assim usará de vários meios para fazer com que a pessoa se perca pelo caminho. Um deles é a sugestão, a tentação, a imaginação.
Para evitar essas armadilhas diabólicas, um primeiro conselho é fugir delas. Sim, fugir. Pois não se coloca um broto de árvore no meio da tempestade. Fugir das conversas vãs, dos lugares de pecado, das leituras perigosas e também resistir intelectualmente, pois a tentação vem por meio de questionamentos intelectuais, das dúvidas. Faça o sinal da Cruz, distraia-se e, nesse momento, não pense, não dê azo aos maus pensamentos. Um outro conselho é evitar a soberba intelectual, recordando-se de que ainda é um principiante na fé e que precisa aprender muito. Para tanto, seja humilde.
Finalmente, aumente a sua cultura religiosa, lendo o Catecismo da Igreja Católica, a vida dos santos etc. Uma dica de leitura é ler as várias regras de Santo Inácio de Loyola para o sentire cum ecclesiae, que podem ser encontradas ao final dos Exercícios Espirituais.
Alimentando a fé, ela cresce e pode se tornar uma árvore frondosa quando, então, a pessoa poderá passar para o próximo estágio.

Fonte: 
https://padrepauloricardo.org/episodios/como-aumentar-a-minha-fe?utm_content=buffer2959b&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Comentários