Coreanos gostam tanto do Papa porque seu coração é grande, diz bispo de Daejeon

2014-08-13 Rádio Vaticana
 Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco partiu nesta quarta-feira, dia 13, para Seul, a bordo de um Airbus A330 da Companhia Alitalia, iniciando assim a viagem que o levará à Coreia do Sul, a terceira viagem apostólica internacional de seu Pontificado, após Brasil e Terra Santa. O avião que leva Francisco ao país asiático decolou às 16h14 de Roma (11h14 no horário de Brasília) partindo do aeroporto de Fiumicino, com chegada a Seul prevista para as 10h30 locais de quinta-feira (22h30 de Brasília, esta quarta-feira).
No primeiro dia em terras coreanas, o Papa encontrará a presidente da Coréia, Park Geun-Hye, as autoridades institucionais e uma representação do Corpo diplomático. Na tarde de quinta-feira, hora local, terá um encontro com os bispos coreanos.
O Santo Padre terá na sexta-feira, dia 15, o primeiro encontro com o povo coreano, quando, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrará a missa no estádio de Daejeon. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o bispo da cidade, Dom Lazzaro You Heung-sik, nos fala sobre a preparação feita à espera do Papa:
Dom Lazzaro You Heung-sik:- "Procuramos preparar-nos bem, fazendo todos nossa parte, isto é, rezando. As coisas devem ser iniciadas sempre com a oração. O importante é colaborar juntos, não sozinhos, e criar um clima de comunhão recíproca."
RV: Por que, a seu ver, os coreanos e, em geral, os asiáticos, gostam tanto do Papa Francisco?
Dom Lazzaro You Heung-sik:- "Porque seu coração é grande. Quando estive em audiência com o Santo Padre, vi que em seus tempos de Argentina ele teve uma belíssima experiência com os coreanos, sacerdotes e irmãs. Ele gosta muito da evangelização da Coreia, a entrada do cristianismo através de um leigo. Muitos deram a vida como mártires e ele sempre viu nisso um grande milagre. Agora, este testemunho dos mártires coreanos é visto por ele como um bom exemplo para os jovens asiáticos e para os cristãos em geral."
RV: O Papa Francisco escolheu a Coreia como primeira ponte para a nova evangelização voltada para a Ásia. Como coreanos, vocês sentem essa responsabilidade?
Dom Lazzaro You Heung-sik:- "Eu sim e penso que muitos coreanos estejam entendendo isso. Ano passado eu disse ao Santo Padre e ao Cardeal Filoni que 30 anos atrás, celebrando o bicentenário da Igreja Católica na Coreia, a Igreja entendeu um pouco de si mesma. De fato, até aquele momento a Igreja tinha sido sempre perseguida. Cinco anos depois, durante o Congresso Eucarístico Internacional, nos tornamos, como recitava o slogan, "pão para os outros". Em seguida, começamos a ir ao encontro dos outros com obras sociais e assim por diante. Agora, após 25 anos, em 2014, o Santo Padre vem à Coreia e, a meu ver, a Coreia espera agora enviar muitos missionários para outros países da Ásia e para o mundo. Isso é muito importante para mim: sair de si mesmos e ir para o mundo. O Papa falará a nós com a voz do Espírito Santo. De nossa parte, e também de minha parte, é importante ter o coração aberto e que o que quer que diga o Papa, essa palavra e essa mensagem continuem seguindo adiante no futuro." (RL)

Site Fonte: http://www.news.va/pt/news/coreanos-gostam-tanto-do-papa-porque-seu-coracao-e#
Nesse link você também verá o player com o áudio.

Comentários