Aniversário do Papa é marcado por homenagens



Via: Rede Século 21


O Papa Francisco completou 78 anos na última quarta-feira

“Hoje aqui sopra o vento do pampa! Parece a Praça do 2 x 4”, exclamou o Papa Francisco ao final daAudiência Geral, saudando os milhares de bailarinos presentes na Praça, que logo após, tomaram a Via da Conciliação e a Praça Pio XII para homenageá-lo com a tradicional dança argentina. O Papa Francisco completou 78 anos ontem (17).

Papa Francisco recebe balão em homenagem a seu aniversário (Foto: AP)

Mas não foram somente os dançarinos a homenagear Francisco. Centenas de cartazes com felicitações eram portados pelos fiéis de todas as partes do mundo, que saudavam efusivamente o Pontífice quando girava pela praça a bordo do Jeep papal. Um grupo de sacerdotes argentinos lhe ofereceu um bolo com 78 velinhas e chimarrão e um grupo de sem-teto ofereceu-lhe um buquet de girassóis, “flor que olha sempre em direção ao sol, como o Papa olha sempre para Deus”, explicaram.

Mas, ao final da audiência, foram ligados amplificadores na Praça Pio XII, em frente à Praça São Pedro, dando o compasso aos mais de 2.500 – alguns falam em 3 mil – ‘tangueros’, que ao som de Astor Piazzola, Amelia Baltar e Juan D’Arienzo, homenageram Francisco com os passos de um ritmo que lhe é muito caro. Esta espécie de flash-mobe convocado pelas redes sociais, foi considerado como “a maior milonga do mundo”.
A organizadora do evento, Cristina Camorani, contou que a ideia surgiu numa brincadeira entre um grupo de amigos. Inicialmente os funcionários do Vaticano ficaram um pouco reticentes com o pedido para dançar na Praça, mas sabendo do pedido, Francisco concedeu a autorização. Inicialmente, somente 50 pessoas haviam confirmado a presença. Após, começaram a recolher adesões no boca-a-boca e nas redes sociais e este número chegou a três mil.

Da Espanha, por sua vez, chegou na tarde de ontem um caminhão com 800 quilos de frango, para ser doado aos pobres. Uma doação de uma cooperativa espanhola, que repete um gesto realizado também no passado.

No final da tarde de ontem, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, alguns indigentes prestaram uma pequena homenagem ao Papa Francisco, numa iniciativa da Esmolaria Pontifícia.

Fonte: Rádio Vaticano

Comentários