Papa: reforma da Cúria é meio de dar forte testemunho cristão

Em Consistório extraordinário, nesta manhã, Francisco falou sobre o sentido da reforma da Cúria; participam da reunião também os novos cardeais
Francisco destaca que reforma da Cúria não e um fim em si mesma / Foto: Arquivo - L'Osservatore Romano
Francisco destaca que reforma da Cúria não e um fim em si mesma / Foto: Arquivo – L’Osservatore Romano
Teve início, nesta quinta-feira, 12, no Vaticano, um Consistório extraordinário do colégio cardinalício com o Papa Francisco. Participam da reunião também aqueles que serão criados cardeais no Consistório Ordinário público deste sábado, 14.
Em seu discurso aos cardeais nesta manhã, Francisco recordou que a reforma não é um fim em si mesma, mas um meio para dar um forte testemunho cristão, favorecer uma evangelização mais eficaz, promover um espírito ecumênico mais fecundo e encorajar um diálogo mais construtivo com todos.
“A reforma, desejada vivamente pela maioria dos cardeais no âmbito das Congregações Gerais antes do Conclave, deverá aperfeiçoar ainda mais a identidade da própria Cúria Romana, ou seja, aquela de coadjuvar o Sucessor de Pedro no exercício do seu supremo ofício pastoral para o bem e o serviço da Igreja universal e das Igrejas particulares”, disse.
Francisco reconheceu que atingir essa meta não é fácil, requer tempo, determinação e, sobretudo, colaboração de todos. Para que isso se realize, ele diz ser preciso confiar no Espírito Santo, verdadeiro guia da Igreja.
Os trabalhos dos cardeais com o Papa serão articulados em dois dias, hoje e amanhã, com sessões às 9h e às 17h (6h e 14h em Brasília).

Comentários