Dinâmica de padrão de retidão e santidade


Objetivo: Refletir sobre qual parâmetro de retidão e santidade estamos utilizando no nosso dia-a-dia para julgarmos nossas atitudes.

Material: 3 Bolas de tamanhos diferentes, ou outro objeto também de três tamanhos diferentes.

Procedimento:

1. Traga as bolas dentro de uma caixa ou uma sacola de modo que os adolescentes não as vejam;

2. Retire uma bola média e pergunte se eles acham que ela é grande ou pequena;

3. Retire em seguida uma bola pequena e pergunte a eles qual o tamanho da bola anterior comparada a essa bola pequena;

4. Pegue finalmente a maior bola e pergunte qual o tamanho das outras bolas comparadas a essa última.

5. Explique aos adolescentes que para decidir se as bolas são pequenas ou grandes é necessário estabelecer um parâmetro (um elemento importante a levar em conta, para avaliar ou compreender as características do objeto).

6. Na nossa vida acontece da mesma maneira, se queremos saber se estamos vivendo em santidade ou não, fazendo o que é certo ou o que é errado devemos usar o parâmetro certo: o padrão de Deus.

“Comparamo-nos a políticos safados, estupradores e assassinos e raciocinamos que parecemos santos em comparação a eles, mas, quando fazemos isso, estamos usando o padrão errado.”

Precisamos usar o padrão de Deus para medir as nossas atitudes, e o padrão de Deus é santo, reto e elevado. É graças à retidão de Deus que desenvolvemos um forte senso do que é justo.

“Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos”. Salmos 11:7

“Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos.” Salmos 119:137

“A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.” Salmos 111:3

“A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e dai louvores à memória da sua santidade.” Salmos 97:11 e 12

"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica." Levítico 20:7-8

"A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)." I São Pedro 1,15-16

Fonte adaptada de : http://leiturasdaquenia.blogspot.com/2012/03/dinamica-padrao-de-retidao-e-santidade.html

Comentários