DIA na Praia 2019

Para marcar os 10 anos da páscoa definitiva do Servo de Deus Guido Schaffer, aconteceu mais um evento DIA, em sua quarta edição essa de 2019, nesta quarta-feira, dia 1º de maio, na Praia do Guido, no posto 11, no Recreio dos Bandeirantes. O evento contou com centenas de  pessoas e teve seu início às 8h com a bênção das pranchas por Dom Roberto Lopes. Às 9h, o Santíssimo Sacramento foi exposto e tocou muitas pessoas que estavam presentes na praia, num momento de intensa oração e fé. 


Uma dessas pessoas foi Anielle Maia, de 26 anos, fisioterapeuta, que disse ter voltado a comparecer ao evento após uma primeira experiência bem-sucedida de fé e espiritualidade.

"Vim no ano passado. Não conhecia a história do Guido Schaffer e passei a conhecer através do evento. Sou catequista em Mesquita na paróquia do Cristo Ressuscitado. O que mais me toca na vida do Guido foi o fato de não ter deixado de ser jovem e servir a Deus. Muita gente acha que quem serve à Deus não pode ser jovem.Ele vivia a vida dele e ajudava muita gente", declarou a moça.

Priscila Oliveira, 25 anos, atendente de farmácia e que participa da Comunidade Shalom, também se sensibilizou com a história do Guido.

"Eu faço parte de um grupo de oração chamado DIA (Duc in Altum) na Comunidade Shalom e por isso fui convidada a participar do evento porque o Guido é o intercessor do nosso grupo. O que mais me toca em sua vida é a sua entrega total a Deus e aos outros. Isso me motiva na minha vocação a ser da comunidade Shalom. Estou em discernimento vocacional e essa entrega dele me toca, a forma como viveu e vive em nossos corações", disse a jovem.

Maria Amalia Cury, 62 anos, enfermeira, foi agradecer a duas graças alcançadas.

"O que me trouxe aqui hoje foi a Fé porque alcancei duas graças de cura de duas irmãs, principalmente a minha irmã caçula, através do Guido. Vim também através de um propósito de alcançar uma graça espiritual relacionada à uma atitude que terei que tomar. O que mais me toca é a caridade e a simplicidade do Guido e a sua preocupação com os pobres", afirmou emocionada.

Houve confissões durante todo o tempo, realizadas pelos padres presentes. E também uma exposição contando sobre a vida do Guido passando por momentos marcantes na Fé, Medicina e Surf com fotos e trechos de seus escritos.

Às 10h, aconteceu a santa Missa presidida por Dom Roberto Lopes e concelebrada por vários padres, dentre eles, o padre Jorjão, presidente da Associação Guido Schaffer e o português padre Ricardo Figueiredo, que escreveu um livro sobre o Guido intitulado Um Santo Surfista. Em sua homilia, padre Ricardo disse que os padres têm que ser santos em primeiro lugar. Completou que Deus ama a todos e nos quer santos. E que para sermos santos não temos que andar à beira da praia, temos que ir mais longe. Este é o caminho de santidade, Duc in Altum,  buscando em águas mais profundas. E acrescentou que o Papa Francisco quer que as jornadas da juventude tenham como objetivo a evangelização. A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Lisboa em 2022.

A missa foi animada por jovens amigos do Guido da paróquia Nossa Senhora da Paz, do grupo Fogo do Espírito Santo e por um grupo de seminaristas.

Os seminaristas participaram intensamente do evento: ajudando na exposição do Santíssimo Sacramento, com o ministério de música, auxiliando na entrega da Eucaristia. Dentre eles, André Luiz Oliveira dos Santos, que está no 2º ano de Teologia do Seminário São José.

"Celebrar dez anos da páscoa do Servo de Deus Guido Schaffer foi um sinal claro da vontade de  Deus para nós, seminaristas, que é a santidade. Escutar os testemunhos daqueles que conviveram com ele e vislumbrar, tocar naqueles que receberam graças fazem ecoar no coração dos  seminaristas o desejo de cumprir a vontade de Deus. Depois, olhar a sua vida, a devoção eucarística dele, a vida na Palavra, contemplar esses aspectos é para nós, fundamental, no que diz respeito à busca da santidade", disse o seminarista André.

Depois da missa houve o replantio das mudas de vegetação nativa pelas crianças que assistiram à missa. E por fim, a roda dos surfistas. Também teve um show de um DJ, Ronald Carvalho, com música eletrônica católica. Em 2020, tem mais. A presença do Guido na praia é muito forte e sentir que através dele há uma intensa evangelização motiva a todos a repetir o evento.
(Texto de Anna Barros)
Associação Cultural Católica Guido Schaffer







Apoie a causa de beatificação do Servo de Deus Guido:
Banco Bradesco
Agência 0213-5
Conta corrente 222-4
Favorecido: Associação Cultural Católica Guido Schaffer
CNPJ 18.418.486/0001-48

Comentários