Prévia da Visão de Deus e do paraíso por São Tomás de Aquino

Santo Tomás de Aquino, no final de sua vida, teve uma experiência
na Capela do Convento de Nápoles. O frei Domingos viu Santo Tomás levitar e se elevar cerca de quase um metro do chão. Aí ele ouve Jesus que fala com Santo Tomás:
"Escreveste bem de mim Tomás, o que queres em recompensa"
Santo Tomás então responde:
"Nada a não ser tu mesmo"
Essa resposta, que é a resposta de um sábio, um sábio maior que Salomão, pois Salomão pede a sabedoria de Deus e aqui ele pede o Deus da Sabedoria. Nada ali diante do mistério do Cristo, ele quer o Cristo, nada a não ser o Cristo e esse pedido será atendido...

...Ele vai lá celebrar na capela de São Nicolau e então acontece um fato místico extraordinário ele celebrava a missa e quem estava lá disse: "Foi claro o quanto ele ficou comovido naquela celebração"  e ele teve um arrebatamento prolongado derramando muitas lágrimas estava como que fora de si e depois dessa missa, como ele costumava fazer ele seguiu em outra missa. [...] Depois dessa missa ele não escreveu mais nada e não ditou mais anda e ficou tudo por ali. Seu secretário e confessor, Reginaldo de Piperno, foi lá e pediu pra ele: "Padre, como o senhor vai desistir de obra tão grande [como a Suma Teológica]? Que você começou para o louvor de Deus e para a iluminação do mundo!" E aí ele responde: "Reginaldo, não posso. Porque parece tudo que escrevi pra mim é palha, diante das coisas que eu vi e me foram reveladas"

Padre Paulo Ricardo na Introdução a Santo Tomás de Aquino

Comentários