OS MISTÉRIOS DA LUZ (Luminosos)



1. “Jesus veio então da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele” (Mateus 3,13).
No primeiro Mistério da Luz contemplamos o Batismo do Senhor. Jesus, Salvador do mundo, solidário com todos os homens pecadores, entra na fila dos que vão receber o batismo penitencial de São João Batista, não porque precisasse de purificação, mas para indicar que assumia os pecados de todos para expiá-los. “...: Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (João 1,29). É Ele quem batiza no Espírito Santo (cf. Jo 1,32-34).

2. “No terceiro dia, houve um casamento em Cana da Galiléia, e a Mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento” (João 2,1-2).
No segundo Mistério da Luz contemplamos Jesus nas Bodas de Caná. Neste contexto Jesus inicia os seus sinais transformando a água em vinho a partir da intervenção de Sua Mãe. Desta maneira Ele abre à Fé o coração dos seus discípulos. Maria, a mais perfeita discípula de Jesus, indica a todos a estrada do cumprimento da Palavra do seu Filho: “...: Fazei tudo o que Ele vos disser!” (João 2,5).

3. “Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: ‘Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho’” (Marcos 1,14-15).
No terceiro Mistério da Luz contemplamos Jesus anunciando o Reino de Deus e convidando os homens à conversão. Jesus ilumina o mundo anunciando, proclamando, instaurando o Reino de Deus. Para fazer parte deste Reino é preciso converter-se a Deus, mudar de vida, arrepender-se dos pecados para receber o perdão que Jesus trouxe. É preciso CRER NO EVANGELHO, aderir à Boa Nova do Reino. Jesus ensinou: “...: Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 18,3).

4. “Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz” (Mateus 17,1-2).
No quarto Mistério da Luz contemplamos a Transfiguração do Senhor. É Mistério de Luz por excelência, pois nele Jesus manifesta no seu rosto a glória da sua Divindade, dispondo os Apóstolos para viverem o drama da Paixão. Referindo-se ao Filho, o Pai Celeste dEle dá testemunho, dizendo: “...:Este é o meu Filho amado, nEle está meu pleno agrado: escutai-o” (Mateus 17,5).

5. “...:Tomai, comei, isto é o meu corpo (...) Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova Aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26,26-28).
No quinto Mistério da Luz contemplamos Jesus instituindo a Eucaristia. Trata-se do Memorial do Mistério Pascal. Sacramento do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e novo Sacrifício da Nova e Eterna Aliança. Jesus disse: “Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6,54).

6. “Passando da infância e da vida de Nazaré à vida pública de Jesus, a contemplação leva-nos aos mistérios que se podem chamar, especialmente, ‘mistérios da luz’. Na verdade, todo o mistério de Cristo é luz. Ele é a ‘luz do mundo’ (Jo 8,12). Mas esta dimensão emerge particularmente nos anos da vida pública, quando ele anuncia o Evangelho do Reino” (João Paulo II, Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, 21 – Disponível em www.vatican.va).

Padre Denis Silva

Comentários