REZAI O ROSÁRIO


1. “Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, Mãe de Jesus – e com os irmãos dele” (Atos 1,14).
Este versículo apresenta-nos a atitude dos Apóstolos logo em seguida à Ascensão de Jesus. Reuniram-se no Cenáculo de Jerusalém com outras pessoas e, com Maria, perseveraram na oração. Este perseverar na oração com a Mãe de Jesus, realiza-se de maneira maravilhosa através do Santo Rosário, pelo qual rezamos com Ela e, através dela, invocando o seu poderosíssimo patrocínio.

O Rosário foi, é e será uma oração simples e a todos acessível, mas de grande valor, que nos leva, através do Coração de Maria, a contemplar os Mistérios de Jesus, aos quais está intimamente ligada a sua Mãe. Com ele podemos interceder por nós, pela Igreja e pelo mundo inteiro.

Trata-se de uma oração muito pedida por Maria em muitas das suas aparições (Ex.: Em Fátima, de 13/05 a 13/10, nas seis aparições aos pastorinhos Ela pediu que o terço fosse rezado diariamente). Trata-se de uma oração muito recomendada pela Igreja. O Papa João Paulo II (grande amante e incentivador do Rosário), falando do mês de maio que se aproximava, assim expressou-se: “Vivamos intensamente, caríssimos Irmãos e Irmãs, estes dias dedicados à Mãe celeste do Senhor. Recitemos, se for possível, todos os dias, o santo Rosário, tanto sozinhos como em comunidade. O Rosário é uma oração simples, mas profunda e muito eficaz, também para implorar graças em favor das famílias, das comunidades e de todo o mundo” (Da Alocução Mariana de João Paulo II para a oração Regina Caeli em 28/04/02 – Extraído de L’Osservatore Romano de 04/05/02). Noutra oportunidade, assim expressou-se o Papa: “Caríssimos irmãos e irmãs, rezai o Terço todos os dias! Peço encarecidamente aos Pastores que rezem e ensinem a rezar o Terço nas suas comunidades cristãs. Para o fiel e corajoso cumprimento dos deveres humanos e cristãos próprios do estado de cada um, ajudai o Povo de Deus a voltar à recitação diária do Terço, esse doce colóquio de filhos com a Mãe que ‘receberam em sua casa’ (cf. Jo 19,27)” (Da Mensagem de João Paulo II ao Bispo de Leiria-Fátima por ocasião do 80º aniversário das Aparições milagrosas de Nossa Senhora – Disponível em www.vatican.va).

2. O Terço (Rosário) é também uma oração muito apreciada e encorajada pelos santos. São Pio de Pietrelcina, para citar um exemplo, era devotíssimo do Rosário. Poderia ser chamado de “Rosário vivo”. Morreu com o Rosário entre os dedos.
São Vicente de Paulo afirma que: “Depois da Missa, a devoção ao Rosário faz cair sobre as almas mais graças que qualquer outra e, pelas ave-marias, opera muito mais milagres que qualquer outra oração”

3. “Caríssimos Irmãos e Irmãs! O mês de outubro, na vida da comunidade cristã, é dedicado a Maria e está relacionado de modo particular com a redescoberta do Santo Rosário. Trata-se de uma oração simples e profunda, adequada a cada um e à comunidade, às pessoas de qualquer classe e formação cultural. É uma oração mariana, mas ao mesmo tempo cristológica, porque é assinalada pela meditação da vida de Cristo. Maria conduz-nos a Jesus! Ao repetir orações habituais e queridas, tais como o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória, a alma recolhe-se na contemplação dos mistérios da salvação e apresenta a Deus, por intercessão da Virgem, as próprias necessidades e as da inteira comunidade, implorando do Senhor a força para um empenho evangélico mais coerente e generoso. Outrora era difundida a recitação quotidiana do Rosário em família. Como seria bom que ela se praticasse ainda hoje! A coroa de Maria afasta os germes da desagregação familiar; é um vínculo seguro de comunhão e de paz” (Da Alocução de João Paulo II no Ângelus de 01/10/1995 – L’Osservatore Romano de 07/10/1995).
REZAI O ROSÁRIO TODOS OS DIAS!!!



Padre Denis Silva

Comentários