Sementes de Fé - São Felipe Néri e Dom da Inteligência

Bom dia a todos, Façamos as LAUDES DESTA TERÇA-FEIRA DA  7ª SEMANA DA PÁSCIA. NA SEMANA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS. E DIA DE SÃO FILIPE NÉRI. O SANTO PADROEIRO DOS HUMORISTAS. E peçamos a DEUS pela intercessão dele,  de Maria, CAUSA DE NOSSA ALEGRIA E A JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS, termos a capacidade de buscar a alegria de viver, apesar dos VALES DE LÁGRIMAS DA VIDA. Rezemos👇


QUE pela intercessão de Nossa Senhora, CAUSA DE NOSSA ALEGRIA e de SÃO FILIPE NÉRI, PATRONO DOS HUMORISTAS, JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS, vos conceda a alegria de viver e que o ESPÍRITO SANTO, ALEGRIA DE NOSSA ALMA, vos dê O DOM DA INTELIGÊNCIA OU ENTENDIMENTO. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. CANTO DE MEDITAÇÃO. 👇


REFLEXÃO DO DIA👇

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermo 171,1-3.5:PL38,933-935)
(Séc.V)
Alegrai-vos sempre no Senhor

O Apóstolo manda que nos alegremos, mas no Senhor, não no mundo. Pois afirma a Escritura: A amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4,4). Assim como um Homem não pode servir a dois senhores, da mesma forma ninguém pode alegrar-se ao mesmo tempo no mundo e no Senhor.
Vença, portanto, a alegria no Senhor, até que termine a alegria no mundo. Cresça sempre a alegria no Senhor; a alegria no mundo diminua até acabar totalmente. Não se quer dizer com isso que não devamos alegrar-nos, enquanto estamos neste mundo; mas que, mesmo vivendo nele, já nos alegremos no Senhor.
No entanto, pode alguém observar: “Eu estou no mundo; então, se me alegro, alegro-me onde estou”. E daí? Por estares no mundo, não estás no Senhor? Escuta o mesmo Apóstolo, que falando aos atenienses, nos Atos dos Apóstolos, dizia a respeito de Deus e do Senhor, nosso Criador: Nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17,28). Ora, quem está em toda parte, onde é que não está? Não foi para isto que fomos advertidos? O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma (Fl 4,5-6).
Eis uma realidade admirável: aquele que subiu acima de todos os céus, está próximo dos que vivem na terra. Quem está tão longe e perto ao mesmo tempo, senão aquele que por misericórdia se tornou tão próximo de nós?
Na verdade, todo o gênero humano está representado naquele homem que jazia semimorto no caminho, abandonado pelos ladrões. Desprezaram-no, ao passar, o sacerdote e o levita; mas o samaritano, que também passava por ali, aproximou-se para tratar dele e prestar-lhe socorro. O Imortal e Justo, embora estivesse longe de nós, mortais e pecadores, desceu até nós. Quem antes estava longe, quis ficar perto de nós.
Ele não nos trata como exigem nossas faltas (Sl 102,10), porque somos filhos. Como podemos provar isto? O Filho único morreu por nós para deixar de ser único. Aquele que morreu só, não quis ficar só. O Unigênito de Deus fez nascer muitos filhos de Deus. Comprou irmãos para si com seu sangue. Quis ser condenado para nos justificar; vendido, para nos resgatar; injuriado, para nos honrar; morto, para nos dar a vida.
Portanto, irmãos, alegrai-vos no Senhor (Fl 4,4) e não no mundo; isto é, alegrai-vos com averdade, não com a iniqüidade; alegrai-vos na esperança da eternidade, não nas flores da vaidade. Alegrai-vos assim onde quer que estejais e em todo o tempo que viverdes neste mundo. O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma.

SANTO DO DIA SÃO FILIPE NÉRI, PATRONO DOS HUMORISTAS👇

São Felipe Neri: o santo da alegria

Onde está a nossa alegria? O que realmente nos faz levantar cedo e ir para os afazeres que o dia nos propõe? Qual é o sentido que temos dado para nossas vidas? Jesus nos disse que ali onde está o nosso tesouro, estará também o nosso coração. Qual é o nosso tesouro?
São Felipe Neri disse que preferia o Paraíso, que ali estava o seu tesouro. E com sua vida vemos como buscar o Paraíso, viver o Reino de Deus, é o maior dos tesouros que nos traz a alegria mais verdadeira que possamos imaginar.

Felipe nasceu em 1515, na Itália. Ainda jovem se mudou para a Região de Monte Cassino, que fica ao sul de Roma, para administrar os negócios de um parente. Aqui ele teve a oportunidade de possuir muitos bens temporais. Influenciado, porém, pelos monges beneditinos da região, passou por uma conversão que se assemelha àquela do jovem rico do Evangelho, mas com o final feliz de quem conseguiu deixar tudo, apesar de possuir muitos bens. E se o jovem rico sai pesaroso do encontro com o Senhor por não conseguir deixar seus bens, São Felipe Neri se caracterizou pela grande alegria e bom humor que certamente vieram como uma consequência de um coração que soube ser generoso.
Em São Felipe Neri se uniram o místico e o “pé no chão”. De fato, ele tinha muitas experiências místicas. Já como sacerdote ele por vezes levitava em êxtases ao celebrar a Missa. No final de sua vida narra-se um encontro com Nossa Senhora em seu leito, quando enfrentava uma doença muito grave.
E talvez o acontecimento mais famoso seja o que ocorreu nas catacumbas de São Sebastião, quando se narra que o Espírito Santo veio habitar nele de forma especial tomando forma de uma bola de um brilhante intenso que parecia fogo. Diz-se que nesse momento sua capacidade de amar cresceu e que até mesmo seu coração físico ficou maior.
Quando São Felipe Neri chegou a Roma, ele não era ainda sacerdote. Ele vivia por Roma fazendo apostolado com os peregrinos pobres que vinham visitar o papa, com os mais necessitados e começou com a tradição da visita às sete Igrejas que está presente até hoje em muitos lugares. Depois de ordenado, era um disputado confessor. Ele foi também o fundador da Sociedade de Vida Apostólica chamada Oratório, para clérigos seculares que se dedicam a educação religiosa da juventude e às obras de caridade.
Com certeza a vida desse santo é digna de ser mais conhecida para que seja modelo para cada um de nós. O filme (que na verdade é uma série italiana de TV de dois episódios) sobre sua vida se chama “Eu prefiro o paraíso” e é um ótimo meio para se ter um primeiro contato um pouco mais prolongado com a vida do santo. Vida essa que, diga-se de passagem, não foi marcada apenas pelo bom humor e pela alegria radiante. Como todos que querem ser santos, Felipe Neri também sofreu bastante com incompreensões e falsos testemunhos. Mas com a Graça de Deus pôde perseverar até o fim.
Peçamos a esse santo que nos ajude em nosso próprio caminho de santidade. Para que possamos também ter uma vida espiritual muito intensa que nos proporcione um encontro cada vez mais profundo com Deus que se irradie em uma vida que seja sal da terra e luz do mundo como espera de nós o Senhor.

DOM DA INTELIGÊNCIA OU ENTENDIMENTO. 👇

ENTENDIMENTO
Este dom torna a nossa inteligência capaz de compreender e assimilar os conteúdos das verdades reveladas, auxiliando-se também da ciência, que ilumina a razão a fim de conhecermos melhor a criação e chegarmos assim ao Criador. Pode parecer um tanto confuso, à primeira vista, distinguir entre a sabedoria, o entendimento e a ciência. De fato, são dons complementares entre si, mas há distinção entre eles. Expliquemos dando um exemplo: há pessoas simples que, mesmo sem entenderem o vasto significado da liturgia, dos dogmas e das orações, sabem apreciar o sabor das coisas de Deus e dão testemunho de intensa devoção e piedade, sendo capazes de inspirar e ajudar os outros a viverem uma vida espiritual mais profunda, ainda que esses outros tenham maiores talentos intelectuais. Essas pessoas simples possuem o dom da sabedoria, mas lhes falta o entendimento – que é o dom de compreender o sentido das coisas de Deus. Com o dom do entendimento, o cristão contempla com mais lucidez e consciência o mistério da Santíssima Trindade, o amor de Cristo pela humanidade, o significado da Sagrada Eucaristia, dos sacramentos, dos ritos litúrgicos, da moral católica etc. E onde é que entra o dom da ciência? A ciência nos ajuda nessa compreensão fornecendo-nos um tesouro crescente de informações sobre a criação como precisamente isso: criação, obra do Criador.

Comentários