Sementes de Fé - Sagrado Coração de Maria

Bom dia a todos. SÁBADO DA XI SEMANA DO TEMPO COMUM, DIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. FAÇAMOS AS LAUDES, pedindo a Deus que pelo IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, tenhamos uma fé pura, uma esperança renova e a coragem para permanecermos firmes e serenos diante dos desafios da vida, como quem confia.

Que Deus vos abençoe e conceda a todos nós uma fé firme e uma esperança renova, para que apesar da nossa fragilidade humana, possamos a exemplo de MARIA, servir a Ele com alegria e LOUVÁ-LO SEMPRE E POR TODO O SEMPRE. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dos Sermões de São Lourenço Justiniano, bispo

(Sermo 8, in festo Purificationis B.M.V.:
Opera 2, Venetis1751,38-39)

 Maria conservava tudo em seu coração
Maria refletia consigo mesma em tudo quanto tinha conhecido, através do que lia, escutava e via; assim, progredia de modo admirável na fé, na sabedoria e em méritos, e sua alma se inflamava cada vez mais com o fogo da caridade! O conhecimento sempre mais profundo dos mistérios celestes a enchia de alegria, fazia-lhe sentir a fecundidade do Espírito, a atraía para Deus e a confirmava na sua humildade. Tais são os efeitos da graça divina: eleva do mais humilde ao mais excelso e vai transformando a alma de claridade em claridade.

 Feliz o coração da Virgem que, pela luz do Espírito que nela habitava, sempre e em tudo obedecia à vontade do Verbo de Deus. Não se deixava guiar pelo seu próprio sentimento ou inclinação, mas realizava, na sua atitude exterior, as insinuações internas da sabedoria inspiradas na fé. De fato, convinha que a Sabedoria de Deus, ao edificar a Igreja para ser o templo de sua morada, apresentasse Maria Santíssima como modelo de cumprimento da lei, de purificação da alma, de verdadeira humildade e de sacrifício espiritual.

 Imita-a tu, ó alma fiel! Se queres purificar-te espiritualmente e conseguir tirar as manchas do pecado, entra no templo do teu coração. Aí Deus olha mais para a intenção do que para a exterioridade de tudo quanto fazemos. Por isso, quer elevemos nosso espírito à contemplação, a fim de repousarmos em Deus, quer nos exercitemos na prática das virtudes para sermos úteis ao próximo com as nossas boas obras, façamos uma ou outra coisa de maneira que só a caridade de Cristo nos impulsione. É este o sacrifício perfeito da purificação espiritual, que não se oferece em templo feito por mão humana, mas no templo do coração onde Cristo Senhor entra com alegria.

HISTÓRIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA👇


Uma devoção mundialmente conhecida
O Imaculado Coração de Maria é um título mariano e uma devoção que se destacou bastante desde as aparições em Fátima e ganhou notório reconhecimento com as revelações feitas por Jesus Cristo à Beata Alexandrina de Balazar.

A mensagem da Beata
A Beata Alexandrina de Balazar foi responsável por espalhar a mensagem de Jesus pedindo que o mundo fosse consagrado ao Imaculado Coração de Maria. Tal consagração foi oficializada pelo Papa Pio XII.

O pedido de Jesus
A Beata recebeu o pedido do próprio Jesus no ano de 1935. Na ocasião, Jesus disse a ela: "Manda dizer ao teu Pai espiritual que, em prova do amor que dedicas à Minha Mãe Santíssima, quero que seja feito todos os anos um ato de consagração do mundo inteiro num dos dias das suas festas escolhido por ti: ou Assunção, ou Purificação, ou Anunciação, pedindo a esta Virgem sem mancha de pecado que envergonhe e confunda os impuros, para que eles arrecuem caminho e não Me ofendam. Assim como pedi a Santa Margarida Maria para ser o mundo consagrado ao Meu Divino Coração, assim o peço a ti para que seja consagrado a Ela com uma festa solene".

A Consagração
O Papa Pio XII, aceitando os pedidos realizados por Jesus Cristo ao Padre Mariano Pinho, que era diretor espiritual da beata Alexandrina de Balazar, realizou, no dia 31 de Outubro de 1942, uma solenidade de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Essa solenidade complementou a consagração do Gênero Humano ao Sagrado Coração de Jesus, que foi feita alguns anos antes pelo Papa Leão XIII, ao aceitar o pedido feito pela Beata Irmã Maria do Divino Coração.

Sagrado Coração de Maria e os pastorinhos
Segundo a história dos pastorinhos de Fátima, Nossa Senhora, após mostrar a visão do Inferno a Francisco Marto, Lúcia dos Santos e Jacinta, revelou o "Segredo" a eles. Irmã Lúcia contava que Nossa Senhora disse: "...para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”.

O objetivo da devoção ao Imaculado Coração de Maria
Assim, o principal objetivo da devoção ao Imaculado Coração de Maria é conquistar a paz e a salvação das almas. Como a Virgem Maria disse à Irmã Lúcia, "Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A guerra vai acabar". Ao dizer tais palavras, Nossa Senhora deixou seu pedido bastante claro.

A escolha de Deus
Pode-se dizer que Deus escolheu o Imaculado Coração de Maria, que não cometeu pecados, para que, do mesmo modo como Jesus nosso salvador veio por Ela, por intermédio Dela a humanidade alcance a salvação. Nossa Senhora afirma: “Se fizerem o que eu vos disser, Salvar-se-ão muitas almas e terão a paz”.

Oração ao Imaculado Coração de Maria
“Ó Coração Imaculado de Maria,
Repleto de bondade, mostrai-nos o Vosso amor.
A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens!
Nós Vos amamos infinitamente!
Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor,
para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente.
Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde
lembrai-vos de nós quando caírmos no pecado.
Vós sabeis que todos os homens pecam.
Concedei que, por meio de Vosso Imaculado e Materno Coração,
sejamos curados de toda doença espiritual.
Fazei que possamos sempre contemplar a bondade de Vosso Materno Coração
e nos convertamos por meio da chama do Vosso Coração.
Amém.”

Que Deus vos abençoe e que Maria vos proteja e interceda a Deus  por vos em meio as vossas necessidades. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Amem.

Reflexão sobre o Evangelho:
(20/06/2020 - Lucas 2,41-51) Maria e José perderam Jesus de vista e quando o encontraram, entre os doutores no templo, não se deram conta do que Ele estava fazendo ali. Em família aprendemos que estar juntos é perder-nos e reencontrar-nos muitas vezes. As vezes estamos próximos e, na realidade, estamos longe. Temos sempre que fazer um caminho para chegar ao outro. É uma ilusão pensar que o amor familiar já inclui o compreender o outro. Muitas vezes, na família, amamos o que não compreendemos de verdade em uns e outros. Porém esse não compreender, não é um obstáculo para o amor nem para a esperança. O Imaculado Coração de Maria é um abrigo seguro em nossa jornada em direção à vontade de Deus a nosso respeito. Aprendamos de Maria a termos um coração capaz de meditar e acolher a vontade de Deus a nosso respeito com docilidade e confiança. Deus abençoe você! #ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral
Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes



Comentários