Jejum e Abstinência - Quarta feira de Cinzas

Como viver bem o tempo da Quaresma?

Quando o mundo desperta no dia seguinte ao Carnaval, é Quarta-feira de Cinzas. Para os mundanos e pagãos, trata-se de mais um dia como qualquer outro. Para nós, católicos, porém, inicia-se um tempo forte de oração e penitência: o tempo da Quaresma.

Clique aqui para assistir este programa ao vivo do dia 12 de fevereiro de 2018.

Como e quando guardar o jejum e a abstinência?

O quarto preceito da Igreja manda-nos jejuar e abster-nos de carne, segundo as prescrições da lei eclesiástica. Nesta Resposta Católica, Padre Paulo Ricardo explica qual é a disciplina penitencial da Igreja a que, afinal de contas, estão obrigados os fiéis batizados.

Clique aqui e assista este episódio de Resposta Católica.

De que carne se abster?

É de lei divina que todo cristão deve fazer penitência. E, para concretizar os meios de nos mortificarmos, a Igreja prescreve que em certos dias do ano nos abstenhamos de carne. Mas de que tipo de carne, afinal?

Clique aqui para saber mais.

O jejum e a abstinência na lei da Igreja

O mandamento da Igreja a respeito do jejum e da abstinência nunca foi tão mal vivido e tão pouco ensinado. Por isso, às portas da Quaresma, Padre Paulo Ricardo faz um esclarecimento aos católicos, explicando a que penitências a lei eclesiástica nos obriga e com que espírito devemos fazer nossos propósitos pessoais diante de Deus. Esta homilia foi feita no dia 23 de fevereiro de 2020, domingo anterior à Quarta-feira de Cinzas, durante Missa na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).

Clique aqui para saber mais.

Comentários