7 maneiras significativas de honrar o Tríduo Pascal em casa

 Fonte: 7 maneiras significativas de honrar o Tríduo Pascal em casa (aleteia.org)

O Tríduo Pascal dura apenas três dias, mas é o ápice de nossa vida como Igreja


O tempo mais curto do ano litúrgico também é o mais importante e profundo para nós, católicos. O Tríduo Pascal dura apenas três dias, mas é o ápice de nossa vida como Igreja.

Conferência dos Bispos dos EUA explica:

“O ápice do Ano Litúrgico é o Tríduo Pascal – desde a noite da Quinta-feira Santa até a noite do Domingo de Páscoa. Embora cronologicamente sejam três dias, eles são, liturgicamente, um dia só,  revelando para nós a unidade do mistério pascal de Cristo. A única celebração do Tríduo marca o fim do tempo da Quaresma e conduz à Missa da Ressurreição do Senhor na Vigília Pascal.”

A pandemia deixou muitos de nós ainda com restrições significativas. Você pode estar se preparando para viver o Tríduo Pascal em casa, já que está sem poder assistir às devoções e liturgias pessoalmente. Nesse caso, existem várias maneiras respeitosas de honrar esse tempo sagrado de dentro da sua casa.

Quer algumas ideias? Nós te ajudamos! 

Reze a Liturgia das Horas

O Ofício Divino é a oração pública que une toda a Igreja. Não há melhor maneira de se unir ao Corpo de Cristo do que ler e rezar em casa, especialmente as leituras diárias das Escrituras para a Santa Missa.


Desligue-se dos barulhos externos

Tente evitar as redes sociais, notícias, televisão e outras fontes que possam desvirtuar a santidade e o mistério revelador deste tempo sagrado.


Relembre o Lava-pés

Esta forma significativa de celebrar a Quinta-feira Santa é fácil de fazer em casa! Sua família pode ler sobre Cristo lavando os pés dos apóstolos (João 13, 1-17) e depois se revezam lavando os pés uns dos outros.


Faça jejum e abstenha-se de carne na Sexta-feira Santa

Todos em casa devem participar do jejum e da abstinência. Evite jantar fora, fazer compras e outras atividades que não estão de acordo com o espírito solene do dia.


Relembre a Paixão de Cristo

Uma maneira simples, mas profunda de honrar este dia é fazer a Adoração da Cruz. Você pode guardar silêncio às 15h, quando Cristo morreu, ou entre o meio-dia e as 15h, quando Ele foi crucificado.


Sexta-feira Santa: acompanhe Jesus

Este é o dia perfeito para rezar as Estações da Cruz ou os Mistérios Dolorosos do Rosário.


Faça a Vigília Pascal

Mesmo que estejamos celebrando em casa, Cristo ressuscitou e venceu a morte e o pecado! Essa alegria eterna está presente para todos nós. Leia a história da Páscoa (talvez da Bíblia de uma criança, se você tiver filhos) e acenda velas para participar da Vigília.

Comentários