Modéstia

Muita polêmica esses dias sobre modéstia né? Machismo??? Então… antes de explicar a modéstia masculina, fica mais fácil primeiro explicar a feminina. No Catecismo número 2522 explica que o pudor é a modéstia, e o pudor PROTEGE o mistério das pessoas e de seu amor. Sendo assim, o exercício da modéstia protege o praticante e aos do seu redor contra a impureza. "A pureza cristã requer uma purificação do clima social" (CIC 2525). Ora, o homem e a mulher se diferem na essência do pecado da impureza. Normalmente a mulher gosta de ser desejada e cortejada e isso transparece em excessos pela vestimenta. O homem gosta de "agradar" os olhos, com isso, pratica a impureza olhando com desejo e pensamentos o corpo da mulher. Ambos os atos são pecado. O inverso é muito mais raro e incomum, mas tbm existe. Além do pecado da Vaidade estar fortemente atrelado a vestimenta, a pessoa sem o controle da sua pureza e castidade tende a sexualizar o corpo ou simplesmente expor partes do corpo por considerar belas e querer ser vista. O se "sentir bem" com as roupas é confundido o conforto da vestimenta com sentir prazer em mostrar aquilo que desperta olhares ou pior, a curiosidade sexual dos outros. "Ah, o pecado está nos olhos de quem vê". Só de quem vê? No Catecismo temos no número 1849 definindo que o pecado é uma falta de amor a Deus e ao próximo, algo que fere a natureza e solidariedade humana. E no parágrafo seguinte complementa dizendo "amor de si mesmo até o desprezo de Deus" (Santo Agostinho). O "amor" egoísta introduzido culturalmente de culto ao corpo e que o sexual é o belo, perverte as mulheres sobre o modo de vestir. Os homens por vezes com vestimentas que sexualizam também erram contra a modéstia. Ambos os sexos com olhares impuros sobre outros corpos também estão no erro. Agora, o que vestir? Pense, serei objeto de pecado ou desejo para alguém? Estou exaltando algo que deveria ser exaltado ou mostrado na hora do sexo com quem sou casado(a)? 

No Catecismo não virá escrito "usar bikini é pecado". Mas com tudo o que aqui foi dito, basta uma pequena reflexão sobre para concluir se deve ou não, a situação permite ou não. 

Os perfis marcados na foto são indicações de perfis que agem com modéstia e falam sobre o tema. (As imagens dos perfis não foram utilizadas sobre o pedido das mesmas, sendo imagens extraídas dos perfis. Caso isso desagrade, avise, pois removeremos e postaremos uma nova sem a mesma)



João Paulo Radd

Comentários