"Não rogada!"

 


O auxílio zeloso da Mãe nos acompanha mesmo sem percebermos

Por Equipe Christo Nihil Praeponere | padrepauloricardo.org


É com grande alegria que celebramos hoje a 
Festa de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

Essa devoção que é da Igreja do mundo inteiro foi difundida com especial zelo pelos salesianos de Dom Bosco, que chegaram ao Brasil no final do século XIX.

Nós celebramos Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24 de maio porque foi esse o título com o qual o Papa Pio VII, em 1816, quis invocar a Virgem Maria por uma graça especial.

Napoleão, que tinha invadido muitos países da Europa, havia cometido a loucura de levar o papa como prisioneiro. Quando, enfim, o Sumo Pontífice foi libertado e voltou à Roma, no dia 24 de maio, os sinos da Cidade Eterna tocaram de alegria, marcando o triunfo de Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos, porque o papa estava livre das mãos dos seus inimigos. A partir daí, o título foi sendo invocado cada vez mais.

Dom Bosco, que sempre foi muito devoto de Nossa Senhora, e desde o início havia dedicado a sua obra ao patrocínio materno dela, quis então, a partir da década de 1860, invocar especialmente esse nome de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos — L’Ausiliatrice, em italiano.

Para incutir tal devoção em seus filhos espirituais, Dom Bosco, em 1870, escreveu a meditação de uma novena a Nossa Senhora Auxiliadora: Nove Dias consagrados à Augusta Mãe do Salvador, sob o título de Maria Auxiliadora.

E então, para argumentar, para mostrar como Nossa Senhora é auxiliadora, principalmente de nossas necessidades espirituais, o santo elabora dois grandes argumentos.

primeiro argumento vem diretamente das Sagradas Escrituras:

"É evidente que Nossa Senhora é auxiliadora, porque tão logo ela recebeu o anúncio do Anjo, ela saiu correndo para auxiliar a sua parenta IsabelAbiit in montana cun festinatione, ‘foi para as montanhas com rapidez’."

Nossa Senhora foi auxiliar com pressa, e isso mostra a pressa que ela tem de nos fazer o bem. Maria Santíssima tem pressa de humildemente nos servir, como ela serviu durante três meses a Isabel, como se fosse a escrava.

E São João Bosco, então, recorda uma frase de São Jerônimo, segundo o qual Maria tem um coração tão piedoso e terno para com os homens que nunca houve alguém que se compadecesse tanto dos sofrimentos alheios quanto ela.

Então, não existe nenhuma possibilidade de que alguém se compadeça mais de nós do que a Virgem Maria.

Dom Bosco recorda aos seus alunos que, mesmo se juntássemos a ternura, o zelo, a piedade e a bondade de todas as melhores mães que já existiram, tudo isso não seria senão "uma gota diante do amor imenso dessa mãe bendita, a Virgem Maria, o amor que ela tem para conosco".

Ainda refletindo sobre as Escrituras, ele continua:

"Vejam como Nossa Senhora faz em Caná da Galiléia: ela não espera que nós peçamos o seu auxílio; ela mesma, por sua iniciativa, nota qual é a nossa necessidade e vai ao filho dizer: ‘Eles não têm mais vinho’."

São João Bosco então cita São Bernardino de Sena, segundo o qual "Nossa Senhora assumiu o ofício, o papel de piedosa auxiliadora não tendo sido rogada". Non rogata!

"Officium piæ auxiliatricis assumpsit non rogata", ela assumiu o papel de auxiliadora "não-rogada"; isto é, não foi pedido, ninguém pediu para ela; foi ela que tomou a iniciativa e isso enche o nosso coração de conforto!

Somente no Céu nós veremos as preces, as súplicas, as graças que ela nos alcançou e das quais nós nem sequer temos notícia. Veremos o quanto ela nos auxiliou quando nem sabíamos que precisávamos ter sido auxiliados! Na glória eterna, Deus nos revelará que ela notou o que nós não notamos, que ela viu o que não nós vimos, que ela pediu o que não pedimos, alcançou o que não poderíamos alcançar.

Ela é "A" Auxiliadora. "Non rogata!" — sem que nós rogássemos, ela fez isso por nós.

Esses são os argumentos que ele tira das Sagradas Escrituras para mostrar o quanto ela roga por nós.

Mas Nossa Senhora foi além!

Depois que, aos pés da Cruz, Maria recebeu de Jesus a missão de ser nossa mãe e foi assunta ao céu, a sua vontade, a sua pressa de nos auxiliar somente aumentou.

E Dom Bosco, então, traz um argumento cabal:

"Vão a qualquer santuário mariano, qualquer um, vocês vão ver nas paredes os sinais de como ela nos auxilia, as pessoas penduram nas paredes dos santuários aqueles ‘ex-voto’ de agradecimento: ‘É por uma perna que estava gangrenada e foi curada’; ‘É por uma pessoa que estava cega e começou a enxergar’; ‘É por uma pessoa que estava morrendo e foi salva’."

Os santuários de Nossa Senhora são o argumento histórico e irrefutável do quanto ela é nossa auxiliadora, do quanto ela está ao nosso lado, do quanto ela quer o nosso bem.

Então, baseados nesses argumentos, da Escritura e das histórias atestadas nos santuários, Dom Bosco diz que, se ela nos auxilia nas necessidades materiais, quanto mais nas espirituais!

Nossa Senhora nos auxilia em nossas necessidades, quaisquer que sejam.

Por isso, São João Bosco diz que façamos como manda São Bernardo em uma célebre homilia: "Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que Maria nunca saia dos teus lábios, nunca se afaste do teu coração".

Que assim seja.

Nossa Senhora, Auxilium Christianorum, "Auxílio dos Cristãos", rogai por nós!
Equipe Christo Nihil Praeponere | padrepauloricardo.org

Comentários