"Reclinado no peito de Jesus"

 

Como experimentar e retribuir o ardente amor divino?

Por Equipe Christo Nihil Praeponere | padrepauloricardo.org



Nós podemos falar do Sagrado Coração de Jesus de várias maneiras. Uma delas é mergulharmos no que é esse mistério; o mistério do Deus lá no Céu — Pai, Filho e Espírito Santo — que é amor e fez para si uma alma e um corpo humanos, para que pudesse assim nos amar divinamente com essa natureza humana.

Quando temos uma vida espiritual, quando comungamos, o que o Espírito Santo faz é nos unir com a alma de Jesus, de tal forma que a minha alma, unida à dele, vai se configurando e fazendo os mesmos atos que a alma de Jesus faz.

Uma segunda maneira de falarmos desta festa é comentarmos — como faremos brevemente aqui — as revelações feitas por Nosso Senhor a uma santa no final do século XVII: Santa Margarida Maria Alacoque.

Trata-se de uma santa francesa, visitandina (uma congregação fundada por São Francisco de Sales); e ela, já muito santa àquela altura, recém-professa, no dia 27 de dezembro, dia de São João Evangelista, diz assim:

"Uma vez, estando diante do Santíssimo Sacramento…" — ela recebeu o Espírito divino — "...que entregou ao meu coração a força de seu amor e me fez repousar por longo tempo sobre o seu divino peito, onde eu descobri as maravilhas do seu amor e segredos inexprimíveis."

Importante lembrarmos que São João é o "discípulo amado", o Apóstolo que deitou a cabeça no peito de Jesus na Última Ceia, o único evangelista que nos fala que o peito de Jesus foi transpassado e, depois da ressurreição, insiste em falar na chaga do peito, a chaga do lado. São João é, realmente, o evangelista do Sagrado Coração de Jesus.

Diante dessa experiência íntima que Santa Margarida Maria teve do amor de Jesus, não pensemos simplesmente: "Nossa, como ela foi agraciada!" Pois essas pessoas são agraciadas exatamente para depois, com o coração configurado a Jesus, sofrer junto com Ele. Depois desse acontecimento, ela sofrerá humilhações e tentações tremendas de Satanás: era Jesus preparando-a para aquela missão.

Jesus disse, nessa primeiríssima experiência que ela teve de mergulhar em seu Coração:

"O meu divino coração está tão apaixonado de amor pelos homens e por ti, em particular, que eu não consigo contê-lo em mim mesmo, não consigo conter em mim mesmo as chamas de sua ardente caridade. É necessário que essas chamas transbordem através de ti e se manifestem a eles, com seus preciosos tesouros que acabo de revelar — os quais contêm graças santificantes e salutares necessárias para retirá-los do abismo da perdição."

Nosso Senhor está falando de nós!

Jesus, com seu Sagrado Coração, manifesta o amor que Ele não consegue conter. Ele está dizendo: "Eu não consigo segurar a avalanche de amor, as chamas de amor que, através de ti, minha filha, eu quero que todos eles recebam".

Por que Ele quer derramar esse amor? Porque nós estamos indo para o inferno.

Sem o Sagrado Coração de Jesus e o seu amor, o inferno "é líquido e certo". É onde terminaremos e é a única certeza que temos!

Agora, com o Sagrado Coração de Jesus, com as suas chamas de amor, Jesus nos diz:

"Eu quero manifestar essas chamas de caridade ardente para enriquecê-los com os seus preciosos tesouros [do Sagrado Coração] que eu revelo."

E quais são os tesouros que estão no Sagrado Coração de Jesus? "Graças santificantes e salutares", ou seja, graças salvadoras e "necessárias".

Jesus não está dizendo: "Estou revelando meu Sagrado Coração, mas é uma coisa acessória, opcional". Não! Jesus está dizendo: "Sem as graças do meu Sagrado Coração, vocês estão perdidos! São graças necessárias para retirá-los do abismo da perdição".

Por fim, Jesus fala a Santa Maria Margarida:

"Eu te escolhi como um abismo de indignidade e de ignorância."

Veja quem Jesus escolheu! Então não pense assim: "Ah, o Sagrado Coração escolheu Santa Margarida porque ela era grande, era maravilhosa". Não, o próprio Jesus está dizendo para ela a verdade: "Você é maravilhosamente eleita, Margarida Maria, mas sabe por que eu te escolhi, minha filha? Porque você é um abismo".

Você sabe o que é um abismo? É algo que dá vertigem!

O Coração de Jesus nos coloca com os pés firmes na realidade para a realização desse grande desígnio. Veja que magnanimidade e que miséria: Jesus pega a miséria de sua filha e dá a ela uma grande missão!

Hoje, o mundo inteiro celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, que foi revelado a uma religiosa que era uma abismo de indignidade e de ignorância. Que maravilha!

"Para realizar esse grande desígnio a fim de que tudo seja feito por mim"

Essa foi, digamos assim, a primeira revelação a Santa Margarida Maria Alacoque, e eu fiz questão de apresentar essas palavras porque são pouco conhecidas.

É importante lembrarmos que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus está intimamente ligada com o Santíssimo Sacramento.

Depois dessa primeira aparição, há uma outra mais famosa, na oitava da festa de Corpus Christi, em que Nosso Senhor pede uma festa dedicada a seu Sagrado Coração na sexta-feira logo depois dessa oitava.

Nosso Senhor quis nos alertar a respeito das ofensas feitas a seu Sagrado Coração na Eucaristia.

Vamos ler, agora, as palavras mais conhecida de Jesus nessa aparição:

"Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar o seu amor."

Isso é o que Jesus fez: mostrou para ela a chama do Coração dele. Ou seja, é a alma de Jesus com o fogo divino, uma alma humana que nos ama com amor divino. Uma alma, ou seja, um Coração que sofre.

Por quê? Porque Deus não sofre, mas se fez homem para sofrer, para que enxergássemos a loucura que é o pecado, o que isto significa em nossa relação com Deus.

Jesus mostra seu Coração, que tanto amou os homens e que nada poupou até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar o seu amor.

E o que eu e você, damos a Ele em retribuição?

Nas palavras de Nosso Senhor:

"Como reconhecimento não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia."

Aqui, convém um recado importante a todos os católicos de Comunhão diária: vá à Missa todos os dias, sim! E, se está em estado de graça, comungue diariamente. Mas tenha cuidado! Não deixe que o costume diário transforme essa decisão que você tomou, por amor a Jesus, numa ofensa.

É Jesus quem está dizendo! Isso pode acontecer por causa das irreverências e da tibieza.

É melhor não comungar do que fazer uma Comunhão distraída, uma Comunhão que não é devota. Claro! Porque você tem uma Pessoa divina que está lá, o próprio Jesus amando você de forma inimaginável na Eucaristia — uma labareda, uma chama, fráguas de amor por você — e você pensando: "Nossa, que hora abre o banco para eu pagar aquele boleto? Vixe… Será que tem muita fila hoje?"

O que é isso, senão as "ingratidões, irreverências, sacrilégios, tibieza e desprezo" de que fala Nosso Senhor?

Isso parece duro para você? Agora fica duro para mim. Agora vem "na minha cabeça"! Nosso Senhor diz a Santa Margarida:

"Entretanto, o que é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim."

Jesus está falando claramente de padres, de religiosos, de consagrados.

"Por isso te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssima Sacramento seja dedicada a uma festa particular para honrar o meu Coração: comungando neste dia e o reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares."

Nosso Senhor não reclama somente das Comunhões tíbias, mas também se refere às irreverências diante do Santíssimo exposto no altar.

"Prometo-te que meu Coração se dilatará para derramar os influxos de seu amor divino para aqueles que lhe prestarem esta honra…"

Não vamos nos delongar demais, mas é Jesus quem pediu esta festa.

Jesus pediu reparação. Ele não é um Deus caprichoso que se ofende facilmente, que guarda mágoa. Pelo contrário, é um Deus com todo aquele amor que expressou a Santa Margarida. Ele vem para o nosso "abismo de indignidade" e para o nosso "abismo de ignorância", mas quer nos elevar para que nós o amemos de volta.

Então, façamos isso! Reparemos a nossa indiferença, a nossa frieza e, sobretudo, amemos
generosamente a Jesus. Sobretudo, façamos muita reparação pelas ofensas feitas a Jesus por parte das almas consagradas e dos sacerdotes, e peçamos a santificação deles.

Lembre-se: foi durante uma vigília que Jesus revelou seu Sagrado Coração. Vamos, então, pedir a Jesus que nos dê a graça de realizar todos os atos reparadores cheios de amor pelo seu Sacratíssimo Coração. É diante do Santíssimo que Ele quer que nós reclinemos nossa cabeça em seu peito.

"In sinu Jesu" — no peito de Jesus, este é o lugar do sacerdote, é o lugar de todos os fiéis!

Importante recordar que, neste dia, todos os fiéis são convidados a fazer o Ato de Reparação ao Sagrado Coração de Jesus, recebendo assim indulgência plenária.

— Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
Equipe Christo Nihil Praeponere | padrepauloricardo.org

Comentários