Papa São João Paulo II alertou os Bispos latino-americanos o grave perigo de se mesclar cristianismo e marxismo

 Alerta de João Paulo II

Também o Papa São João Paulo II alertou os Bispos latino-americanos, em 2 de fevereiro de 1980, sobre o grave perigo de se mesclar cristianismo e marxismo. Dizia, então, o Pontífice:


“A Igreja não necessita de recorrer a sistemas e ideologias para amar, defender e colaborar na libertação do homem… A libertação cristã usa meios evangélicos com a sua eficácia peculiar e não recorre a algum tipo de violência, nem à dialética da luta de classes… ou à práxis ou à análise marxista, pelo perigo de ideologização a que se expõe a reflexão teológica, quando se realiza partindo de uma práxis que recorre à análise marxista. Suas consequências são a total politização da existência cristã, a dissolução da linguagem da fé na das ciências sociais e o esvaziamento da dimensão transcendental da salvação cristã” (n. 54s).


Defender, portanto, um modelo de teologia desses é colaborar para afastar o povo das paróquias ou dioceses – e, talvez, de Deus – contribuindo para o secularismo e o relativismo religioso. Aqui é preciso dizer “Não” a essa Teologia da Libertação


Para Complementar, segue vídeo de visita do Papa São João Paulo II à Nicarágua.

Comentários