Evangelho do dia 29/10/2023 - 30º Domingo do Tempo Comum

 COR LITÚRGICA: VERDE

30º Domingo do Tempo Comum

Anúncio do Evangelho (Mt 22,34-40)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a Ele nós viremos.  (Jo 14,23)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Breve análise:

Para esse Evangelho nós podemos destacar os versículos 37 e 39.

"Amarás o Senhor teu Deus de todo entendimento" e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

E complementamos com o versículo 40 "Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos"

No Evangelho do Domingo passado nós percebemos como os fariseus queriam preparar uma emboscada para Jesus com a apresentação da moeda. Não ocorreu de forma diferente agora querendo saber qual dos mandamentos é o maior. Qualquer coisa que Jesus venha a responder poderia ser utilizado contra Ele. Chamam de mestre e indagam sem o objetivo de aprender mas de armar uma emboscada.

Jesus respondeu sabiamente e conseguiu mostrar que o primeiro mandamento é importante, porém não separado do segundo, mostrando assim a relação que um tem com o outro. É de conhecimento de todos os judeus na época o primeiro e o segundo mandamento e certamente a resposta de Jesus ficou clara a todos. Devemos amar a Deus de todo o coração, entregando tudo, seus projetos vida futuro em uma total confiança. E aquele que ama o seu próximo é semelhante aquele que ama a Deus, isso porque o homem é imagem e semelhança de Deus, e Deus é amado, respeitado e adorado da mesma forma sob esse retrato, e por isso o segundo mandamento é semelhante ao primeiro.

 Saúde e Paz. Paz e Bem.

Vivência

O que celebramos nesta liturgia continua em nosso dia a dia. O Senhor sempre nos impele a uma atitude concreta para que de fato a sua vida divina se realize em nós. De que forma podemos nesta semana,  reforçar o nosso amor a Deus e ao próximo?


Fonte: Folheto da Missa: A Missa

E análise em cima do que se encontra na Catena Aurea: Vol 1 páginas 686 a 690.

Comentários