O Purgatório Existe Mesmo?

No dia de finados muitos devem ter se perguntado: "O que é purgatório? Ele existe?".
O purgatório é um estado de espírito, como o céu e o inferno, no qual ficamos em espiação dos nossos pecados. Isso significa que todo aquele que Deus o aceita mas não está puro o bastante para entrar no céu passa pelo purgatório. Lá ficamos totalmente sós a espera que os portões do céu nos abra e só acontecerá após no arrependermos totalmente dos pecados (na confissão são perdoados os pecados, mas o nosso pecado é como uma ferida, e feridas causam marcas e no purgatório elas devem se apagar com o mais puro arrependimento). Veja um pouco mais:

"É verdade que, na Bíblia, não se encontra a palavra "Purgatório", como também não achamos outras palavras tipo "Trindade", "Santa Ceia", "Exorcismo", ... No entanto, a Bíblia descreve situações e estados de vida que se identificam com a idéia do Purgatório.

Em 2Mac 12, 43-46 lemos: "Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém, para que fosse oferecido um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição... Santo e salutar é o pensamento de orar pelos mortos. Eis que ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados." Ora, ser livres dos pecados depois da morte indica claramente a existência de um estado de vida de expiação, que a Igreja Católica chama de "Purgatório". (Leia também 1Cor 3, 12-15)
Além dos trechos bíblicos nos quais se fundamentam a nossa fé, é fácil entender a realidade do Purgatório perguntando-se: ´Se eu morresse agora, será que iria para o Céu diretamente? Será que meus olhos são tão puros que podem ver a Deus diretamente?´
O Purgatório é um fruto da eterna misericórdia de Deus que não quer que você se perca. Imagine-se ter vivido uma vida inteira dentro de um quarto escuro, bem trancado. De repente, alguém vem e escancara portas e janelas, fazendo entrar o sol, que você nem conhece, e a luz invade a sala com toda sua potência. Como reagirão seus olhos? Será que conseguirão enxergar algo? Talvez precise esperar um tempinho para que eles se acostumem à luz. Assim, aceitando os limites dos exemplos que sempre "mancam", acontece as almas do Purgatório.

Adaptado do livro "Pé firme na caminhada", Com. Aliança de Misericórdia"
F:
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/327/O-Purgatorio-Existe-Mesmo

Comentários