Papa afirma que educação é fator decisivo para o desenvolvimento

Leonardo Meira
Da Redação CN


H2Onews
''Através de vosso ensinamento, o Senhor preserva o seu povo do mal, ignorância e superstição, e o transforma em filhos de seu Reino''
"A luta contra a pobreza deve ser realizada com respeito pela dignidade de todos os envolvidos, encorajando-os a serem protagonistas do próprio desenvolvimento integral. Muito bem pode ser feito através de compromissos comunitários em pequena escala e iniciativas microeconômicas ao serviço das famílias. No desenvolvimento e manutenção de tais estratégias, melhorar a educação será sempre um fator decisivo".

É o que indicou o Papa ao receber os bispos da Conferência Episcopal da Libéria, Gâmbia e Serra Leoa, por ocasião da Visita ad Limina Apostolorum, na manhã desta quinta-feira, 29.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI a bispos de países africanos

Nesse sentido, Bento XVI incentivou-os a providenciar programas escolares que incentivem as novas gerações a serem cidadãs responsáveis e socialmente ativas.

o Santo Padre disse que os bispos estão certos ao incentivar as pessoas em posição de autoridade a lutar contra a corrupção, "chamando a atenção para a gravidade e a injustiça de tais pecados. Neste contexto, a formação espiritual e moral dos leigos, homens e mulheres, para a liderança, através de cursos de especialização na Doutrina Social da Igreja, é um importante contributo para o bem comum".

O Pontífice também expressou sua alegria ao perceber, através dos relatórios quinquenais enviados pelos responsáveis diocesanos, o esforço dos bispos na pregação do Evangelho.

"Através de vosso ensinamento, o Senhor preserva o seu povo do mal, ignorância e superstição, e o transforma em filhos de seu Reino. Esforçai-vos para construir comunidades vibrantes e expansivas de homens e mulheres fortes na fé, contemplativos e alegres na liturgia, e bem instruídos sobre 'como viver da maneira que agrada a Deus'".


Família e vocação

O Papa pediu que os bispos promovam a unidade e o bem-estar da família cristã, em meio a um cenário marcado pelo divórcio e poligamia, através de associações e iniciativas nesse sentido.

Da mesma forma, pediu que continue a defesa da dignidade das mulheres e a proteção "contra as tentativas de introduzir uma mentalidade antinatalista disfarçada como uma forma de progresso cultural".

O discernimento vocacional adequado e a formação permanente do sacerdócio também são elementos imprescindíveis, bem como o oferecimento de um testemunho claro e sólido.


Diálogo interreligioso

"Em vosso serviço à paz, continuai a promover o diálogo com outras religiões, especialmente com o Islã, de modo a sustentar as boas relações existentes e evitar qualquer forma de intolerância, injustiça ou opressão, prejudicial à promoção da confiança mútua".

Tal missão pode ser concretizada através do trabalho conjunto na defesa da vida e na luta contra as doenças e a desnutrição, exemplificou Bento XVI.

"A Igreja, como sinal e instrumento da única família de Deus, deve dar testemunho claro do amor de Jesus, nosso Senhor e Salvador, que se estende para além das fronteiras étnicas e abraça todos os homens e mulheres", concluiu.

Comentários