Papa afirma que sacerdotes têm a missão de santificar

Rádio Vaticano

O céu cinzento não desencorajou fiéis e peregrinos a participarem da Catequese na Praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira, 5.

Bento XVI falou sobre a missão de santificar, característica dos sacerdotes. Santificar uma pessoa significa colocá-la em contato com Deus, com o ser de Deus que é verdade absoluta, bondade, amor e beleza.


Acesse
.: Catequese de Bento XVI sobre o ministério sacerdotal (Munus sanctificandi)
.: OUÇA a Catequese do Papa (em italiano)

Esse contato não pode acontecer somente como fruto do esforço do homem, mas é o próprio Deus quem o realiza. Parte essencial da graça do sacerdócio é o dom e a missão de criar tal contato, que se realiza no anúncio da palavra de Deus e, de um modo particularmente denso, nos sacramentos.

A salvação é recebida somente de Deus, que atrai o homem para si e opera nele por meio de realidades materiais que Ele mesmo escolheu. Por isso, afirmou o Papa, é preciso que os sacerdotes se dediquem com generosidade à administração dos sacramentos, a dar a seus irmãos o tesouro da graça que Deus colocou em suas mãos, não como proprietários, mas como servidores. E, junto a isso, ajudar os fiéis a viverem plenamente a liturgia, o culto e os sacramentos como dom divino gratuito e eficaz para a salvação.

O Pontífice fez uma saudação especial aos portugueses, em vista de sua viagem a Portugal na próxima semana:

.: OUÇA a saudação do Papa (em português)
"Queridos irmãos e irmãs, os sacerdotes são um grande dom para a Igreja e para o mundo; através do seu ministério, o Senhor continua a salvar os homens, a tornar-se presente e a santificar. Como o Santo Cura d’Ars, sejam generosos na distribuição dos tesouros da graça que Deus colocou em nossas mãos. Uma saudação cordial aos grupos do Brasil, designadamente aos fiéis do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Botucatu, e demais peregrinos de língua portuguesa. Com a Virgem Maria, neste mês que Lhe é especialmente dedicado, imploremos o Espírito de Amor sobre todos os sacerdotes, para que sejam pastores segundo o coração de Deus. Sobre vós, vossas famílias e paróquias, desça a minha Bênção. Aproveito este momento para enviar uma saudação particular ao querido povo de Portugal, país com uma história muito ligada ao Papa, Bispo de Roma. Para lá, partirei na próxima terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo Senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Sinto-me muito feliz por poder visitar as 'Terras de Santa Maria', no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto!".

Comentários