Ano Sacerdotal: padres da Canção Nova vão a encontro no Vaticano

Leonardo Meira
Da Redação CN

O Ano Sacerdotal está prestes a se encerrar, mas isso está longe de significar um ponto final.

Como ponto culminante do caminho proposto por Bento XVI para um correto posicionamento da identidade do padre no mundo contemporâneo, o Vaticano acolherá um grande encontro internacional entre o Pontífice e padres do mundo todo no próximo dia 11.

Mais de 15 padres da Comunidade Canção Nova participarão das atividades. Os sacerdotes Donizete Heleno Ferreira e Fabrício de Andrade fazem parte desta lista e garantem: a expectativa de ir a Roma e ao Vaticano pela primeira vez é grande, mas não supera a felicidade de celebrar em conjunto o dom da vocação.

"Este encontro será uma grande graça, um impulso para uma tomada de consciência ainda maior das exigências do sacerdócio na sociedade", ressalta padre Donizete, ordenado há pouco mais de seis meses, em 20 de dezembro de 2009.

Padre Fabrício também conta com um tempo relativamente curto de ministério - ordenação em 21 de dezembro de 2008 - e acredita que o encontro com Bento XVI servirá para encorpar a certeza de que o o padre não é apenas missionário para os outros, mas deve buscar a santidade pessoal.

"É um equilíbrio importante e, por isso, é necessário esta unidade entre a pastoral e a vida sacramental. Caso contrário, corre-se o risco de se tornar um 'funcionário do sagrado'", explica o sacerdote.

Os dois padres salientam que o encerramento do Ano Sacerdotal trará reflexos práticos para a vida ministerial, na busca por evitar situações que podem desfigurar a identidade sacerdotal.

"os padres estão inseridos nas realidades do mundo, mas não podem cair no risco de assumir elementos que não são próprios do seu ministério", adverte padre Donizete. E padre Fabrício complementa: "Não importa de que lugar do mundo seja o sacerdote. A referência sempre será o Cristo Bom Pastor, modelo de fidelidade".


Programação

A programação oficial das atividades pode ser acessada clicando aqui.

Em abril, o prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Cláudio Hummes, escreveu uma Carta por ocasião da conclusão do Ano Sacerdotal, na qual lembrava:

"Daqui a dois meses chegaremos ao encerramento do Ano Sacerdotal. O Papa, caros sacerdotes, convida-vos de coração a vir de todo o mundo a Roma para este encerramento nos dias 9, 10 e 11 de junho próximo. De todos os países do mundo. [...] Então, não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará. O Papa quer confirmar os presbíteros da Igreja. A vossa presença numerosa na Praça de São Pedro constituirá também uma forma propositiva e responsável de os presbíteros se apresentarem, prontos e não intimidados, para o serviço à humanidade, que lhes foi confiado por Jesus Cristo. A vossa visibilidade na praça, diante do mundo hodierno, será uma proclamação do vosso envio não para condenar o mundo, mas para salvá-lo (cfr. Jo 3, 17 e 12, 47). Em tal contexto, também o grande número terá um significado especial".

Comentários