Tornar-se Eucaristia!

09:14 - 03/06/2010
Na solenidade de Corpus Christi, os católicos celebram a instituição da Eucaristia, revivendo os últimos momentos de Jesus no Cenáculo, quando o Senhor antecipou no mistério o sacrifício que se teria consumado no dia seguinte na cruz.
Esta solenidade oferece a ocasião para meditar sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida, a partir de inúmeros pontos de vista.
Para o Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), Dom Eurico dos Santos Veloso, crer e celebrar a Eucaristia provoca na sociedade efeitos concretos de comunhão, ou seja, nos convida a partilhar do "'pão nosso de cada dia' com quem está afastado do banquete da vida e passa fome".
Em sua última homilia na solenidade de Corpus Christi, em 2004, João Paulo II ressaltou a relação que existe em "fazer a Eucaristia" e "anunciar o Cristo".
Entrar em comunhão com Ele, no memorial da Páscoa, significa ao mesmo tempo tornar-se missionário do evento que este rito atualiza. "A Igreja celebra não apenas a Eucaristia, mas também a leva de forma solene em procissão, anunciando publicamente que o Sacrifício de Cristo é para a salvação do mundo inteiro."
Já Bento XXI, um ano atrás, se dirigiu especialmente aos sacerdotes, na eminência da abertura do Ano Sacerdotal.
O convite do pontífice foi para que a oferta do corpo e do sangue do Senhor feita no altar fosse acompanhada pelo sacrifício da existência. "É isso que os fiéis esperam do sacerdote: o exemplo de uma autêntica devoção à Eucaristia."
Às 19h locais (14h no horário de Brasília), Bento XVI presidirá à Santa Missa no átrio da Basílica de São João de Latrão, depois da qual se realizará a tradicional procissão até a Basílica de Santa Maria Maior.
A Rádio Vaticano transmitirá a Missa ao vivo, com comentários em português.
Fonte: Rádio Vaticano

Comentários