Igreja celebra Semana Nacional da Vida

Da Redação CN, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

"Vida Humana no Planeta" é o tema da Semana Nacional da Vida, que acontece entre os dias 1º e 7 de outubro, e do Dia do Nascituro, celebrado no dia 8. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como finalidade principal a defesa da vida humana, desde a concepção, com o objetivo de evitar o aborto e a eutanásia, mas também para promover o cuidado integral com o ser humano.

"A vida não tem sido respeitada. O mau atendimento na área de saúde, a falta de infraestrutura básica das grandes cidades, a precariedade dos transportes e a destruição do planeta causam malefícios à pessoa humana. E a Igreja, como portadora de uma mensagem de esperança, sente a obrigação de organizar essa semana em todas as dioceses do Brasil, para colocar a vida humana no lugar que lhe é devido, como um dom de Deus", destaca o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

Esse ano, o evento contará com o folheto "Hora da Vida", produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, para estimular os católicos a viverem dias de oração e de atividades que levem à reflexão. Além disso, haverá também um enfoque maior para a aprovação definitiva do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007).

"O nascituro precisa ser respeitado, simplesmente porque é um ser humano. Convidamos todos fiéis a promoverem celebrações e atividades que possam enfatizar a importância da vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural", ressalta Dom Antonio.

No Rio, diversas atividades serão realizadas nas paróquias da Arquidiocese, em prol da vida e no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, a Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida vai celebrar uma missa, às 9h, na Igreja de Sant’ana, no Centro do Rio.

Comentários