“A igreja Católica é quadrada”, graças a Deus!


A Igreja Católica é quadrada, dispara um rapaz que estava a minha frente, fundamentando seu argumento pelo aborto e uso de camisinha. De súbito enrubesci a face como quem se arma em defesa, fixei o olhar num ponto para que todos meus sentidos se voltassem aos ouvidos e cuidadosamente com um soldado camuflado de guerra se aproxima do inimigo: “Véi, no mundo moderno, globalizado, com tecnologias das mais avançadas e a Igreja ainda insiste em proibir a camisinha”.
Por horas fiquei com o coração inflamado com a fala do rapaz, mas conclui que ele estava com toda razão: a Igreja é mesmo quadrada. Retrograda.
A Igreja é quadrada porque tem coragem de não ir na onda, de nadar contra corrente, de ser diferente, porque tem coragem de dizer:
– “Jovens não entrem na onda das drogas!”.
– “Jovens não entrem na onda da prostituição!”.
– “Jovens não entrem na onda do aborto!”.
– “Jovens tenham coragem de ser diferentes!”.
A Igreja é quadrada porque mantem-se firme na onda dos valores de cada pessoa, na onda da dignidade, do caráter.
A igreja é quadrada porque tem nela pessoas como João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Zilda Arns que nem consagrada era, mas que mudou a historia da saúde infantil no Brasil com a Pastoral da Criança, foi indicada ao Nobel da Paz, vide novos dados no senso do nordeste e atuação desta pastoral por lá. João Paulo II que teve coragem de pedir perdão pelos erros passados da Igreja, coragem de visitar o mundo islâmico, coragem de ser contra a guerra e ir aos EUA dizer isto ao presidente, coragem de vir ao Brasil e entrar numa das favelas mais perigosas – o morro do Vidigal, coragem de no domingo daquela pascoa, antes de sua morte, aparecer na janela para falar à multidão que o aguardava e não ter força para falar mais nada, cumprindo as escrituras que diz que é preciso voltar a ser criança pra entrar no reino dos Céus, teve coragem ate pra morrer e ser colocado num caixãozinho de cipreste, tanta coragem que nunca na história da humanidade, parafraseando nosso antigo presidente, de juntar naquela mesma praça tantos lideres religiosos e políticos amigos e inimigos, que nem a ONU conseguiu reunir, coragem de num mundo capitalista enquanto estupefatos os jornalistas esperavam pela leitura do testamento de um dos homens mais importantes do mundo e se deparam com a leitura do único bem deixado pelo santo homem, um lenço para o Santuário de Fátima.
Igreja feita de coragem por pessoas como Madre Tereza de Calcutá ao ser indagada por um repórter que por dinheiro nenhum do mundo faria o trabalho que ela fazia e ela teve coragem de na maior simplicidade responder que por dinheiro ela também não faria nada daquilo.
Tentaram mesmo fazer com que a igreja entrasse na onda, na “modernidade”, o próprio João Paulo teve o desafio de introduzir a Igreja no 3º milênio e o fez em grande estilo, dizendo que a camisinha não previne a dignidade, caráter. O Papa teve coragem e fez com que a Igreja toda assumisse sua coragem de gritar e gritar ate ficar completamente sem voz, porque quando isso acontecer o Espirito Santo é quem fala como falou pelo Papa em Assis no encontro pela paz com mais 74 lideres de diversas religiões um vento de súbito soprou forte no inicio de seu pronunciamento e o Papa improvisou seu discurso dizendo que ate o vento estava falando: - Fala vento! E este mesmo vento retorna a Roma naquela madrugada em que aquele caixão de cipreste era colocado ao chão e revirou as folhas daquela bíblia que estava sobre ele. O vento falou para o mundo o que santo homem naquela manha de pascoa não conseguiu falar a aquela multidão: - “Coragem! Insistam, persistam, não vão pela onda. Não se deixem levar pelas falsas opiniões dos apodrecidos do mundo!”.
Por ele compreendo que ou os jovens deste novo milênio se torna discípulos desta coragem ou se tornam nada,
Não somos quadrados ou retrógrados, nós nos importamos com valores humanos e se para alguns isto é ser quadrado, então somos uma igreja quadrada, graças a Deus! (Leonardo Frossard)

Comentários

perfeito!! sou quadrada com mto orgulho também!!!
Anônimo disse…
Nossa, muito bom o blog e a postagem! Parabens!