O Presépio



É com alegria que queremos explicar a todos a mais bela representação do Natal: o presépio.



           O presépio é o símbolo mais universal e mais significativo do Natal. São Francisco de Assis, no Natal de 1223, fez o primeiro presépio do mundo. Montou-o, para lembrar de forma bem visual o nascimento de Jesus. Criou-o, também, como forma de catequizar, e dele tirar inúmeras e belas lições de vida cristã, e de ensinamentos espirituais.
           O presépio é, realmente, a forma mais concreta e sensível de lembrar o nascimento de Jesus Cristo, a fim de despertar a fé e a alegria do Natal nas pessoas e nas famílias. É a melhor forma, pois ali encontramos as imagens coloridas de Jesus-Menino, de Maria, de José, dos Anjos, dos pastores e dos santos Reis. Que maravilhoso seria se, em cada casa, houvesse um presépio montado.
          Diante do presépio podemos  meditar e tirar muitas lindas lições de vida cristã pessoal e familiar. Basta olhá-lo com profundidade, e deixar o coração contemplar, refletir e penetrar no acontecimento, no coração dos personagens.
Contemplando o presépio, nosso coração pode exclamar: “Como é grande o amor do Pai para comigo!   Ele me deu Seu próprio Filho”! “Como é imenso e impressionante o amor de Jesus para comigo, e para com todos! Ele aceitou ser o meu Salvador”!  -- Que maravilha! O Rei dos reis quis nascer tão humilde e pobrezinho!  Vejam que lição: o importante não é “ter”, mas  “ser”. Pois Jesus não “tinha nada”, no presépio, mas ele “era tudo”:  Filho de Deus, Salvador da humanidade, nosso Deus e nosso Senhor!
        Diante do presépio podemos continuar exclamando:“Como é maravilhosa a obra do Espírito Santo, no coração de cada personagem do presépio! “Quanta humildade em Maria, e que maravilhoso seu amor materno! “Que maravilhosa a fé dos pastores e dos Reis Magos”!
       De fato, são inúmeras e maravilhosas as lições de vida cristã que podemos contemplar e aprender no presépio de Jesus!

Comentários