Sementes de Fé - São Bernardino de Sena

Bom dia a todos. Hoje celebramos a MEMÓRIA FACULTATIVA DE SÃO BERNARDINO DE SENA, O PADROEIRO DOS PUBLICITÁRIOS.pois propagava o NOME DE JESUS EM TÁBUAS   DE MADEIRA. Devoto de Maria e grande pacificador. Rezemos para que também nós, com ajude de MARIA,  possamos divulgar o NOME DE JESUS dentro e fora da família com o mesmo espírito pacificador deste santo. Rezemos👇



Deus vos abençoe e vos livre de todo o mal. E pela intercessão da Virgem Maria e de  São Bernardino de Sena, Deus livre o nosso país das GARRAS AFIADAS, que são os poderosos, que oprimem nosso povo. E a todos nós conceda esperança e paz. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. CANTO DE MEDITAÇÃO👇



SANTO DO DIA: SÃO BERNARDINO DE SENA👇

Origens
Bernardino nasceu de uma família nobre de Sena, de sobrenome Albizzeschi, no dia 8 de setembro do ano 380, na pequenina aldeia de Massa Marítima, em Carrara. Quando tinha apenas três anos, ficou órfão de mãe. Depois, tendo ainda sete anos, seu pai faleceu. Por isso, ele foi criado duas tias na cidade de Sena. Suas tias eram mulheres de fé e alimentaram no coração de Bernardino a devoção à Virgem Maria e a Jesus Cristo.

Franciscano
Bernardino estudou na Universidade de Sena, terminado seus estudo com vinte e dois anos. Nessa idade, decidiu abandonar tudo e ingressar na Ordem dos Franciscanos, abraçando as regras de São Francisco com fidelidade e alegria. Na época, apoiou com vigor um movimento chamado “Observância”. Tal movimento vinha se firmando entre os frades da Ordem e buscava um rigor maior na vivência da pobreza. Por seu entusiasmo, os franciscanos o elegeram Vigário Geral de todos os conventos que seguiam a Observância.

Missionário itinerante atual
Com trinta e cinco anos, Frei Bernardino iniciou sua missão de pregador e seguiu nesse caminho até sua morte. E tornou-se um grande pregador. Viajou pela Itália inteira pregando o Evangelho e convertendo a muitos.

Sermões registrados por taquigrafia
Os discursos e sermões de São Bernardino de Sena foram taquigrafados por um de seus discípulos. O método foi inventado pelo próprio santo. Por isso, seu legado chegou até nós integralmente. Seus discursos com estilo rápido, leve, acessível e contundente, é bastante atual até os dias de hoje. Seus temas preferidos eram a caridade, a concórdia, a humildade, e a justiça. Tinha palavras muito duras para aqueles que, como ele mesmo dizia, "renegam a Deus por uma cabeça de alho". Também denunciava o abuso dos poderosos chamando-os de "feras de garras compridas que roem os ossos dos pobres".

Mensageiro da paz
Na época de São Bernardino de Sena, a Europa passava por enormes calamidades: a peste e as divisões causadas por das facções políticas e também religiosas, causavam morte de muita gente e destruição. Porém, por onde São Bernardino passava, ele fazia com que a paz fosse restituída. Sua pregação era insuperável, empolgante e cheia de ardor. Muitos se convertiam ao ouvi-lo pregar. Além disso, levava sempre consigo um quadro de madeira com as iniciais JHS, que significam Jesus Salvador dos Homens. Depois de seus sermões, ele o apresentava para que fosse beijado por todos os fiéis.

Morte
Sua vida de missionário itinerante, inúmeras pregações, jejuns e sacrifícios constantes, aliados a uma alimentação fraca e pouco repouso, aos poucos enfraqueciam seu corpo, já velho. Porém, ele quis parar. Pregou o Evangelho enquanto conseguiu. Faleceu aos sessenta e quatro anos, em 20 de maio de 1444. A impressão que São Bernardino de Sena deixou na Igreja foi tamanha, que depois de apenas seis anos de sua morte, ele foi canonizado. Mais tarde, foi declarado padroeiro dos publicitários da Itália e também do mundo inteiro.

Oração a São Bernardino de Sena
“Ó Deus, que destes ao presbítero São Bernardino de Sena ardente amor pelo Nome de Jesus, ascendei sempre em nossos corações a chama da Vossa caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Bernardino de Sena, rogai por nós.”

REFLEXÃO DO DIA👇

Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero
(Sermo 49, De glorioso Nomine Iesu Christi, cap. 2: Opera omnia, 4,505-506)
(Séc. XV)

O nome de Jesus é a luz dos pregadores
O nome de Jesus é a luz dos pregadores porque ilumina com o seu esplendor os que anunciam e os que ouvem a sua palavra. Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão porque foi pregado este nome? Não foi também pela luz e suavidade do nome de Jesus que Deus nos chamou para a sua luz maravilhosa? (1Pd 2,9). Com razão diz o Apóstolo aos que foram iluminados e nesta luz vêem a luz: Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8).

Portanto, é necessário proclamar este nome para que a sua luz não fique oculta, mas resplandeça. Entretanto, ele não deve ser pregado com o coração impuro ou com a boca profanada; deve ser guardado e proferido por meio de um vaso escolhido.
Por isso, diz o Senhor, referindo-se ao Apóstolo: Este homem é para mim um vaso escolhido para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel (cf. At 9,15). Um vaso escolhido, diz o Senhor, onde se expõe uma bebida de agradável sabor, para que o brilho e o esplendor dos vasos preciosos provoquem o desejo de beber: para anunciar – acrescenta – o meu nome.
Com efeito, para limpar os campos se queimam com o fogo os espinheiros secos e inúteis; aos primeiros raios do sol nascente, as trevas desaparecem, e os ladrões, os noctívagos e os arrombadores de casas desaparecem. Da mesma forma, quando Paulo pregava aos povos – semelhante a um forte estrondo de trovão ou à irrupção de um violento incêndio mais luminoso que o nascer do sol – desaparecia a falta de fé, morria a falsidade e resplandecia a verdade, à semelhança da cera que se derrete ao calor de um fogo ardente.
Ele levava o nome de Jesus a toda parte por meio de suas palavras, cartas, milagres e exemplos. De fato, continuamente louvava o nome de Jesus e cantava-lhe hinos de ação de graças (Eclo 51,15; Ef 5,19-20).
O Apóstolo também apresentava este nome como uma luz aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel, iluminava as nações e proclamava por toda parte: A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia (Rm 13,12-13). E mostrava a todos a lâmpada que arde e ilumina sobre o candelabro, anunciando em todo lugar a Jesus Cristo crucificado (1Cor 2,2).
Assim, a Igreja, esposa de Cristo, sempre apoiada em seu testemunho, alegra-se com o Profeta, dizendo: Deus, vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas (Sl 70,17), isto é, continuamente. Também o mesmo Profeta a isto nos exorta: Cantai ao Senhor Deus e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação (Sl 95,2), quer dizer, Jesus, o Salvador.


(Desconheço Fonte)


Comentários