Quaresma de São Miguel Arcanjo - 04 de setembro

 

1º Momento

Silêncio




2º Momento 


Invoquemos a Santíssima Trindade, com fé: 

“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém” 


 


3º  Momento 


“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém” 



4º  Momento 


Evangelho de São Mateus 


“Felizes os que choram, porque serão consolados” 


(Mt 5, 4) 




Comentário do Papa Francisco 


“O mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração, o divertimento. E diz-nos que isto é que torna boa a vida. O mundano ignora, olha para o lado, quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz.

A pessoa que, vendo as coisas como realmente estão, se deixa trespassar pela aflição e chora no seu coração, é capaz de alcançar as profundezas da vida e ser autenticamente feliz. Esta pessoa é consolada, mas com a consolação de Jesus e não com a do mundo. Assim pode ter a coragem de compartilhar o sofrimento alheio, e deixa de fugir das situações dolorosas. Desta forma, descobre que a vida tem sentido socorrendo o outro na sua aflição, compreendendo a angústia alheia, aliviando os outros. Esta pessoa sente que o outro é carne da sua carne, não teme aproximar-se até tocar a sua ferida, compadece-se até sentir que as distâncias são superadas. Assim, é possível acolher aquela exortação de São Paulo: «Chorai com os que choram» (Rm 12, 15).



5º  Momento 


“Nós Vos damos graças, Senhor, por todos os Vossos benefícios. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém”

Orações opcionais: Pai Nosso. Ave Maria. Glória.

Comentários